Inteligência artificial: doenças cardíacas são detectadas com 100% de acerto

Compartilhe esta notícia:

Insuficiência cardíaca congestiva (CHF) é um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, ela impede o correto bombeamento de sangue do coração para outras partes do corpo. O diagnóstico dessa debilidade pode estar prestes a dar um salto graças a uso da inteligência artificial. O novo método permitirá ao médico identificar a insuficiência cardíaca com 100% de precisão utilizando-se da leitura de um único batimento cardíaco, sem a necessidade de realizar um eletrocardiograma completo. 

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Surrey (Reino Unido) na “Biomedical Signal Processing and Control Journal” sugere um grande avanço no diagnóstico com a aplicação da inteligência artificial para a detecção da ‘CHF’. Os métodos atualmente utilizados se baseiam na capacidade de submeter-se a variações da frequência cardíaca e, embora efetivos, são mais demorados e possuem uma grande margem de erro. A nova metodologia apresentada irá ainda identificar características morfológicas do ECG (eletro cardiograma) associadas à gravidade da doença. 

Segundo dados divulgados pela Northwestern Medicine (EUA) as mortes pela doença vem aumentando nos últimos anos, especialmente entre adultos com menos de 65 anos. Apenas nos Estados Unidos, estima-se que 6 milhões de pessoas tenham insuficiência cardíaca.

Aliados a campanhas de prevenção, o uso da inteligência artificial, pode ser uma excelente alternativa para melhorar este quadro em todo mundo.

Compartilhe esta notícia: