Tempo quente e seco requer muitos cuidados

Compartilhe esta notícia:

Setembro costuma ser bem quente na região central do Estado de São Paulo, o que inclui a capital. O mês, que marca a transição entre inverno e primavera, está entre os quatro com médias de temperatura mais altas na região. Contudo, neste ano, a tendência é de que o período tenha recordes quebrados de calor.

A falta de chuvas e a secura que deve predominar nos próximos dias reforçam o alerta: o clima requer cuidados extras, não apenas para reduzir o desconforto, mas para evitar problemas de saúde.

A recomendação vale, especialmente, para pessoas mais suscetíveis aos efeitos da desagradável associação entre calor e baixa umidade relativa do ar. São os casos de crianças nos primeiros anos de vida, idosos, portadores de doenças crônicas, obesos, acamados e trabalhadores que se expõem ao sol ou a altas temperaturas.

Roupas frescas, hidratação constante, de preferência com água e sucos, e refeições leves, baseadas em alimentos que não se alteram tanto no tempo quente, como pães e frutas, são algumas das providências que devem ser tomadas.

Também é fundamental manter em dia a manutenção de equipamentos que diminuem o sufoco, como os aparelhos de ar-condicionado, umidificadores e ventiladores. O ideal é limpá-los e desinfetá-los regularmente, ao menos três vezes ao ano, bem como verificar o estado dos filtros e possível corrosão. 

Fazer exercícios em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol, das 11h às 17h, também é desaconselhável, ao contrário do uso constante de protetores solares, chapéus e óculos escuros com proteção UVA e UVB.

Outra advertência importante é quanto à imprudência de muita gente que busca refrescar-se em locais perigosos, como cachoeiras, rios e lagoas.

A época do ano, portanto, requer muitos cuidados. 

Compartilhe esta notícia: