MEC libera 3.182 bolsas de pesquisa para estudos

Compartilhe esta notícia:

A Casa Civil em conjunto com o Ministério da Economia e o Ministério da Educação (MEC) vai desbloquear 3.182 bolsas de pós graduação para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

No início deste mês, de mais de 5 mil bolsas foram bloqueadas, entre elas algumas de cursos bem avaliados pela Capes. O desbloqueio anunciado na quarta-feira (11) foi justamente referente a essas bolsas, com notas 5, 6 e 7. De maio até agora, 8.692 foram suspensas. 

O desbloqueio custará R$ 22,4 milhões no orçamento 2019 do MEC. Apesar disso, o presidente do Capes já declarou que para o ano que vem a previsão é que não abram novas bolsas por motivos orçamentários. Sendo assim a quantia destinada para o órgão em 2020 é de R$ 3,05 bilhões.

Não é apenas o Capes que enfrenta problemas com orçamento para novas pesquisas. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) corre risco de suspender bolsas nos próximos meses devido ao baixo orçamento, o menor desde o ano de 2010. 

Em julho deste ano, a entidade alegou falta de recursos ao suspender a segunda fase de um edital para novas bolsas de pós-graduação. Além disso, o pagamento de quase 80 mil bolsas ainda está em risco.

Compartilhe esta notícia: