Inmet alerta para aumento de 5ºC na temperatura e risco de morte devido onda de calor

Compartilhe esta notícia:

Alerta

De acordo com informações do CPTEC/INPE, grande parte do Brasil pode registrar temperaturas elevadas nesta semana. O aviso começou às 08h54 de segunda-feira (9) com previsão de término às 21h00 desta sexta-feira 13.

Riscos potenciais

No decorrer dessa semana as temperaturas estarão bastante elevadas em parte do país, principalmente no Centro-Oeste onde em várias localidades superará a 40°C, também em áreas de SP, MG, PR, além de RO, sul do PA, sudeste do AM e em TO terão um aumento acentuado das temperaturas e com isso as tardes serão bastante quentes. Em virtude disso, a umidade relativa do ar estará baixa com valores inferiores a 20% em várias localidades do Centro-Oeste

Entenda a classificação do CPTEC/INPE e o que representa as respectivas cores

Amarelo: Aviso de atenção – Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. Acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo. 

Vermelho: Aviso Especial – As condições de tempo são muito favoráveis para ocorrência de um fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24 horas. Continue atento sobre as atualizações da previsão do tempo já que o risco é alto para ocorrência de tempo severo que possam provocar danos e acidentes. 

Preto: Aviso extraordinário de risco iminente

Cinza: Aviso cessado

Compartilhe esta notícia: