Bengala para deficientes visuais usa tecnologias como Google Maps

Compartilhe esta notícia:

Um engenheiro chamado Kursat Ceylan desenvolveu uma bengala inteligente, batizada de WeWalk. Ela usa sensores ultrassônicos para alertar ao usuário sobre objetos e obstáculos á  sua volta por meio de vibrações no cabo, fazendo com que agora seja ainda mais fácil para pessoas com deficiência visual poderem caminhar pela cidade de maneira segura.

Ceylan é o C.E.O e cofundador da Young Guru Academy (YGA), a organização turca sem fins lucrativos. Ceylan  também é cego, ou seja, conhece os desafios que essas pessoas enfrentam e, por isso, decidiu dedicar seu conhecimento para desenvolver algo que pudesse melhorar a vida desse público.

“Atualmente, estamos falando de carros voadores, mas essas pessoas estão usando apenas uma vareta simples. Como cego, quando estou na estação de metrô, não sei qual é a minha saída, não sei qual ônibus está se aproximando, quais lojas estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecida com o WeWalk”, disse o engenheiro em entrevista à  rede televisiva CNN.

Com objetivo maior de tornar as pessoas com deficiência visual, ainda mais independentes e protegê-las de objetos suspensos e obstáculos, a bengala inteligente pode ser emparelhada com o sistema Bluetooth de qualquer smartphone, integrado aos aplicativos Voice Assistant e ao Google Maps.

O dispositivo, que custa quase US$ 500 (cerca de R$ 2.040), também é equipado com alto-falantes embutidos e sensores que enviam vibrações para alertar sobre os obstáculos e detalhes de infra-estrutura que podem ser facilmente detectados. Além disso, intenção da startup turca é que futuramente possa combinar a WeWalk com aplicativos de compartilhamento de carona e outros serviços de transporte, deixando tudo ainda mais confortável para pessoas com deficiência visual.

Compartilhe esta notícia: