Datas comemorativas: Dia 6 de setembro – Alfaiate e Barbeiro

Compartilhe esta notícia:

Taquaritinga teve um grande número de profissionais em ambas as profissões.

Alafaiate – A data homenageia uma das profissões mais antigas do mundo: a dos alfaiates, especialistas em criar, costurar ou reformar roupas artesanalmente. Os alfaiates, ao contrário dos estilistas, são direcionados para a moda masculina, criando ternos, calças, paletós e outras peças.

Os alfaiates costumavam trabalhar em lojas privadas próprias (ateliês), fazendo roupas artesanais ou remendos/consertos em outras vestes. No entanto, esta profissão está cada vez mais rara. Atualmente, os alfaiates trabalham em lojas de departamento, fazendo consertos nas peças de roupa da loja.

A tecnologia é uma grande inimiga desta profissão, colocando em risco de extinção a arte de fazer roupas manualmente.

Barbeiro – O Dia Nacional do Barbeiro, uma das profissões mais tradicionais do mundo. Apesar da tradição, o barbeiro vem perdendo seu espaço para os grandes e modernos salões de beleza. Atualmente são poucos estabelecimentos que mantém esse serviço. Quem é acostumado a fazer a barba e o cabelo em barbearias pode ter que mudar seus hábitos, pois os barbeiros estão em extinção.

A tecnologia e a modernização dos aparelhos de barbear também contribuíram para o afastamento dos homens. Hoje em dia muitos homens preferem fazer a sua própria barba, em casa. Os novos salões trazem novas técnicas e tendências que atraem mais clientes.

As barbearias se tornaram obsoletas para muitos, mas a perfeição e o capricho dos antigos barbeiros é incomparável. A habilidade com as lâminas e a rapidez, fazem do barbeiro uma profissão única.

Taquaritinga – Ambas as profissões, alfaiate e barbeiro, tiveram em Taquaritinga, excelentes profissionais. Famílias tradicionais, com lojas e barbearias, agregaram muitos clientes na confecções de ternos e o corte de cabelo e barba. Até hoje, são lembrados nos quatro cantos da cidade.

Compartilhe esta notícia: