Museu da Cana: segunda edição do projeto Colhendo Memórias será lançada no dia 4 de setembro

Compartilhe esta notícia:

Projeto busca difundir a história do trabalhador rural, evidenciando seu protagonismo na cadeia do setor sucroenergético, e deve atingir 600 crianças de escolas públicas

No dia 4 de setembro, às 8h30, o projeto “Colhendo Memórias: museu e escola” realizará o lançamento de sua segunda edição em um evento no Museu da Cana, em Pontal (SP), voltado para professores e diretores da rede municipal de ensino do município e parceiros.

O projeto tem como objetivo difundir a história do trabalhador rural evidenciando seu protagonismo na cadeia do setor sucroenergético e será desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2019 com aproximadamente 600 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Pontal.

“Estamos muito felizes em poder realizar a segunda edição desse projeto tão importante, que dá a oportunidade de as crianças conhecerem mais sobre a cultura caipira e a história de homens e mulheres que dedicaram suas vidas à colheita da cana-de-açúcar”, afirma a proponente e produtora executiva do projeto, Maria do Carmo Silva Esteves.

Realizado em parceria entre Comunica Relações Públicas e Museu da Cana, por meio do ProAC ICMS, patrocínio da Biosev, e apoio institucional da Prefeitura de Pontal, o projeto pretende unir cultura e educação em um esforço para preservação do patrimônio cultural imaterial acolhido no Engenho Central.

Assim como na primeira edição, realizada no segundo semestre de 2018, em visita ao Museu da Cana os alunos terão contato com a cultura caipira em todos os momentos: na chegada acompanhada por um cortejo; no café da manhã ou da tarde, com as delícias típicas da culinária como bolo de fubá; no teatro que tem como base as histórias de moradores do Engenho Central; nas rodas de ciranda; e na confecção de estandartes.

As visitas ao Museu serão precedidas de ações educativas em sala de aula, conduzidas por professores previamente capacitados nos temas relacionados ao projeto. Nas aulas, os alunos serão apresentados à história do cultivo da cana-de-açúcar, iniciando ainda nas lavouras de café e passando pelo boia-fria ao novo perfil do trabalhador rural. Também são nas aulas que as crianças conhecerão mais sobre as festas e celebrações, como a da Companhia dos Santos Reis, que se mantêm vivas até hoje no entorno do Engenho Central.

Para Josué Franco, secretário de Cultura e Turismo de Pontal, o Colhendo Memórias é didático e ao mesmo tempo dinâmico. “É um projeto que alinha muito bem a cultura e educação e que tem o poder de alcançar não só as crianças, mas também seus familiares”, comenta.

Atuando em um negócio onde a cana-de-açúcar é o destaque, Leandro Neves, gerente de Recursos Humanos, Comunicação e Responsabilidade Social da Biosev explica que o projeto preserva as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas relacionadas à cultura da cana e faz com que outras gerações tenham acesso a esses costumes, informações. “É uma oportunidade de manter a história e as tradições e ainda gerar um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade” completa.

Compartilhe esta notícia: