Estação espacial recebe a bordo robô humanóide russo

Compartilhe esta notícia:

Um foguete russo não-tripulado partiu com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), transportando uma carga bastante especial: o robô humanoide FEDOR, que será posto à prova durante o próximo mês pelos astronautas. A nave deveria ter atracado no sábado (24), mas aconteceram alguns percalços e o andróide só foi entregue na terça-feira (27).

Caso você tenha ficado intrigado com o nome do robô, FEDOR são as iniciais de Final Experimental Demonstration Object Research, o humanoide terá como tarefa dar uma mãozinha aos astronautas da ISS durante alguns dias, enquanto uma equipe de engenheiros russos monitorará o seu desempenho em um ambiente de micro-gravidade aqui da Terra.

FEDOR tem o tamanho aproximado de um humano adulto, sendo capaz de imitar quase que exatos os movimentos de um ser humano. Alem disso, o humanoide também pode manusear equipamentos e ferramentas, assim como abrir garrafas e carregar armas, e a ideia é que robôs como esse possam ajudar com missões mais perigosas no futuro, como seria a realização de trabalhos no exterior da ISS, por exemplo.

Se caso houver essa possibilidade, a máquina deverá participar de atividades organizadas pela tripulação humana da Estação Espacial. Além disso, a permanência de FEDOR no espaço será bem curtinha, já que ele deve retornar ao nosso planeta no dia 7 setembro.

Compartilhe esta notícia: