Rolling Stones: ganhou uma pedra com seu nome no planeta Marte

Compartilhe esta notícia:

Batizar com nomes científicos asteroides, cometas e planetas e qualquer coisa além da atmosfera terrestre, é uma tarefa restrita apenas pela União Astronômica Internacional. Mas, 60 mil pessoas presentes ao estádio Rose Bowl não ligaram para isso, ao votarem simbolicamente pela nomeação de uma pequeninha pedra em Marte agora chamada de “Rolling Stones”. A homenagem foi uma ideia da equipe responsável pela sonda InSight da NASA.

O anúncio foi feito pelo ator Robert Downey Jr, notável por interpretar o super-herói Tony Stark, o Homem de Ferro, nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).  O ator chegou de surpresa para dar o anúncio diante da platéia que ali estava.

Ao pousar em solo marciano no dia 26 de novembro de 2018, a pequena espaçonave deslocou a pedra (do tamanho de uma bola de golfe) à distância de um metro, segundo os sulcos deixados na terra alaranjada que se vê nas imagens capturadas pela sonda.

“Que maneira maravilhosa de celebrar a turnê ‘Stones No Filter’. Este é, definitivamente, um marco em nossa longa história. Um grande obrigado a todos da NASA por fazer isso acontecer”, disse Mick Jagger, vocalista da banda. A homenagem aconteceu na abertura do show em Pasadena, nos EUA, a cerca de cinco quilômetros da agência espacial americana, na quinta-feira (22).

Embora o nome Rolling Stones Rock seja informal, ele aparecerá nos mapas usados pela equipe do InSight. A agência espacial americana sempre teve uma relação especial com o rock. A missão New Horizons, por exemplo, teve a participação de um doutor formado em astrofísica, mas conhecido mundialmente pelos serviços prestados nos palcos, empunhando uma guitarra: Brian May, do Queen. Ele participou da análise e do tratamento de uma das fotos mais icônicas registradas de Plutão a que mostra um coração no planeta-anão.

Compartilhe esta notícia: