Veja porque você não deve tomar banho usando lentes de contato

Compartilhe esta notícia:

A revista “Popular Science” noticiou recentemente que uma mulher de 41 anos do Reino Unido perdeu a visão do olho esquerdo. O motivo foi de banhos e natação frequentes sem retirar as lentes de contato. Por conta de um protozoário chamado “Acanthamoeba polyphaga” que rastejou em seu olho causando uma infecção na córnea, a ceratite. Com dois meses de dor, visão embaçada e sensibilidade à luz, a mulher foi ao Hospital, onde os médicos encontraram uma forma de anel em seu olho esquerdo e uma camada nebulosa cobrindo a córnea. Após testes de visão, o diagnóstico foi um olho esquerdo com visão 20/200 que significa grave deficiência visual, baixa visão grave ou cegueira total.

Segundo Leela Raju, oftalmologista especialista em córnea da New York Univesity, organismos unicelulares “podem estar em qualquer lugar”, o que inclui piscinas, banheiras, chuveiros, recipientes sujos de solução salina e até mesmo água da torneira. Para especialistas, a facilidade que a ameba tem de se prender a uma lente de contato explica porque os usuários respondem a 85% de infectados.

De acordo com a “Popular Science”, a ceratite por Acanthamoeba afeta apenas uma ou duas pessoas em cada milhão de usuários de lente de contato, mas os infectados, em geral, precisam de transplantes de córnea, o que não garante a restauração completa da visão. No caso da britânica, que agora tem visão 20/80 (baixa visão moderada).

Raju destaca que “é um longo caminho para algo totalmente evitável”. Entre as dicas de prevenção estão a remoção das lentes antes do contato com a água em banhos e para dormir, além de evitar reutilizar a solução salina e higienizar o estojo das lentes de contato. 

Compartilhe esta notícia: