Fumaça de queimadas na Amazônia escurece cidades do centro-oeste e sudeste

Compartilhe esta notícia:

Os moradores da cidade de São Paulo se depararam nesta segunda-feira, (19), com “o dia virando noite”, por volta das 15h30. O fenômeno, que viralizou nas redes sociais, tem relação com as queimadas realizadas nas regiões Centro Oeste e Norte do Brasil. 

Segundo a empresa de meteorologia MetSul, a fumaça que surgiu de queimadas na região amazônica está sendo carregada pelo vento desde a manhã do dia (19) na direção da região Sudeste do país. Diversas cidades na faixa que vai do sul da floresta até o litoral do Paraná e de São Paulo relataram um escurecimento anormal do céu em um tom amarelado bastante incomum.

Conforme relataram diversos seguidores das redes sociais da MetSul , cidades como Londrina e Maringá, no Paraná, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul foram cobertas por uma camada de fumaça que escureceu os céus juntamente com a nebulosidade causada pela frente fria que estacionou na região. O aeroporto da capital sul-mato-grossense relatou visibilidade de apenas 6 mil km.

O avanço da fumaça das queimadas na região amazônica foi flagrado pelo “Copernicus”, o programa de observação terrestre por meio de satélites mantido pela União Européia.

A cidade de São Paulo também relatou escurecimento do céu no meio da tarde com a coloração amarelada em diversos pontos da capital paulista.

Muito dessa coloração é causada pelo tempo seco  chamado “verão amazônico”, que facilita o aumento dos focos de incêndio na região da floresta e aumenta a quantidade de poeira espalhada pela atmosfera. A união desse fenômeno em fusão com a frente fria presente no sudeste, causou o escurecimento do céu no meio da tarde.

Compartilhe esta notícia: