Venda de consórcios cresce 97% em todas as centrais do Sicoob

Compartilhe esta notícia:

Taxas do Sicoob são as melhores do mercado para aquisição de veículos e imóveis e as cooperativas têm opções de consórcios para quem deseja realizar uma cirurgia plástica ou a viagem dos sonhos.

Em tempos de instabilidade econômica é cada vez mais desafiador aos brasileiros realizar o sonho de conquistar bens de alto valor, como imóveis ou veículos. Uma das opções que mais cresce para viabilizar esse desejo é a venda de consórcios. De acordo com informações do Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil), que integra a rede Sicoob, maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, a venda de consórcios cresceu 97% em todas as suas centrais, no primeiro quadrimestre de 2019, na comparação com o mesmo período do ano passado.

De janeiro a abril levantamento realizado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) também apontou crescimento 16,9%. Os dados revelam que as modalidades de consórcios mais populares ainda continuam sendo aquelas voltadas à compra de veículos leves, motos, imóveis e veículos pesados. Porém, uma opção pouco conhecida e quem tem ganhado destaque é a venda dos consórcios de serviços, opção que permite o acesso à carta de crédito que irá concretizar o sonho de uma viagem ou de uma cirurgia plástica, por exemplo.

Para Evaldo Teixeira, que é gerente de Negócios do Sicoob Cooperac, a procura por consórcios tem crescido, pois as pessoas entendem que esta é uma modalidade de investimento segura e que possibilita a realização de sonhos de alto valor. “Na maioria das vezes os clientes optam pelo consórcio pela oportunidade de pagar parcelas com tarifas muito menores do que as aplicadas em um financiamento, por exemplo. Além disso, no consórcio, todos os meses a pessoa tem a chance de ser sorteada, ou ainda ofertar um lance e já ter acesso ao valor total da carta de crédito”.

A Cooperac opera em Taquaritinga desde 2008 e oferece os benefícios do cooperativismo de crédito aos empresários da cidade. O posto de atendimento funciona na rua Prudente de Morais, 661. – Foto: Daniel Amatuzzi

Dúvidas frequentes:

– O que é um consórcio?

É um grupo de pessoas que se reúne para fazer um investimento mensal. Com a contribuição de todos, mensalmente, uma pessoa, ou mais, tem acesso ao valor total da carta de crédito.

– O que é carta de crédito?

É o valor final do veículo, moto, imóvel, caminhão ou serviço que a pessoa deseja adquirir. Caso a pessoa seja sorteada, ou oferte um lance, ela já poderá adquirir o bem ou serviço que tanto deseja. A partir daí o pagamento das parcelas segue normalmente, até que todas as pessoas do grupo sejam contempladas.

– Quais as formas de contemplação?

Mensalmente é realizada uma assembleia voltada a todos os participantes do grupo. Na ocasião sempre acontece um sorteio que irá contemplar uma das pessoas do grupo. Durante a assembleia também é possível ofertar um lance que irá representar um percentual do valor do total do bem, ou serviço. Quem ofertar o maior valor também tem acesso à carta de crédito. O valor do lance é descontado do valor final do consórcio.

– Posso utilizar o FGTS no lance?

No caso dos consórcios de imóveis é possível utilizar o saldo do Fundo de Garantia para ofertar um lance.

Sicoob Cooperac – A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Ribeirão Preto e Região é uma instituição financeira não bancária, sem fins lucrativos, fundada em 2006. Oferece amplo portfólio de produtos e serviços financeiros.

Possui três agências em Ribeirão Preto: na Rua São Sebastião, 675; Avenida Dom Pedro I, 642; e Avenida 9 de Julho, 791 e uma agência em Taquaritinga, na Rua Prudente de Moraes, 661. Ainda este ano Ribeirão Preto terá uma nova agência nos Campos Elíseos.

Em 2018 a Sicoob Cooperac conquistou o Prêmio Benchmarking, pela 2ª colocação na categoria Clássica-Grande. O reconhecimento foi concedido pelo Sicoob Central Cecresp e avaliou indicadores econômico-financeiros, bom atendimento, transparência na prestação de contas e participação efetiva dos membros dos órgãos de administração e do conselho fiscal.

Compartilhe esta notícia: