Mundo: submarino Russo poderia ter causado uma catástrofe mundial

Compartilhe esta notícia:

Os submarinos são um tipo de embarcação especializada para operar submersa, tendo sido largamente usada pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, sendo empregada por todas as grandes marinhas atualmente. Eles ficam a uma profundidade maior do que 250 metros e ficar submersos por seis meses, além de conseguir ficar até 20 anos sem precisar ser reabastecido.

Em sua fase moderna são feitos em forma de charuto. Esta forma também é conhecida como casco de lágrima, e foi inspirada no corpo das baleias. Ela reduz significativamente a velocidade do submarino quando submerso, mas é veloz na superfície. Os submarinos não são usados apenas como armas de guerra, mas também como forma de pesquisa, um exemplo disso é submarino russo que estava uma missão de reconhecimento de solo marinho, perto do Ártico, no começo do mês de julho, esse submarino fogo durante a sua missão e acabou matando 14 marinheiros que estavam a bordo.

O governo russo manteve em segredo o acidente por mais dois dias, mesmo quando chegou a conhecimento público, não esclareceu o porquê de o acidente ter acontecido. Isso tudo para manter em segredo as missões da marinha russa

Algumas especulações sobre o ocorrido especulam que a embarcação era um AS-12 Losharik, um submarino movido a energia nuclear, que foi projetado para cortar os cabos submarinos de internet, que passam no fundo dos oceanos.

Esse submarino já estava sendo usado desde 2013, mas o governo russo nunca confirmou a sua função.

Um capitão da marinha fez uma declaração que foi bastante assustadora no funeral dos marinheiros que foram mortos no acidente.

O capitão teria dito que seus marinheiros foram verdadeiros heróis. “Com as vidas deles, [eles] salvaram seus companheiros, salvaram o navio e impediram uma catástrofe de escala planetária”, disse.

O capitão não deixou claro se o heroísmo foi por causa do potencial vazamento de radiação, que foi causado pelo incêndio ou se os marinheiros evitaram outro tipo de crise.

Os veículos russos não deram mais informações sobre esse acidente. Segundo o ministro de defesa, a principal causa do incêndio aconteceu no compartimento de bateria do submarino.

“O reator nuclear da embarcação está completamente isolado. Todas as medidas necessárias foram tomadas pelos marinheiros para proteger o reator, que está em total condição de funcionamento”, afirmou.

A mídia russa já tinha avisado antes que o submarino operava em profundidades onde submarinos comuns não conseguem operar. A demora na liberação de informações sobre o acidente é semelhante ao acidente em 2000, onde um submarino, movido a energia nuclear, Kursk matou 118 marinheiros. Na época, o governo russo não permitiu ajuda de nenhum outro país para salvar a vida das pessoas.

Compartilhe esta notícia: