Curiosidade: o que acontece com o nosso cérebro depois que o coração para de bater?

Compartilhe esta notícia:

Segundo as estatísticas, mais de 100 pessoas morrem a cada minuto em todo o mundo, e ainda que a morte seja assunto comum e fato cotidiano, não sabemos muita coisa sobre ela. Umas das dúvidas que nem todo tem a resposta é “como é a que o cérebro morre?” Você já se perguntou isso?

Segundo pesquisadores o que tudo indica é que, no momento da morte, o cérebro de uma pessoa é invadido por uma onda de estímulos, que se espalham pelo órgão mesmo alguns minutos depois de o coração ter deixado de bater.

Essa afirmação é possível graças a um estudo, que envolveu o uso de neuromonitoramento de pacientes que tinham dano cérebro.

Essa tal onda de estímulos durante o processo de morte é lenta, e se espalha pelo cérebro depois que o coração para, logo a circulação sanguínea é interrompida. Inicialmente, o cérebro tem uma interrupção das células, ai começa a tal onda. Essas ondas se movimentam pela região do córtex cerebral (é formado pela substância cinzenta que contém o corpo celular do neurônio), dando início a uma série de fenômenos fisiológicos que atuam envenenando as células nervosas.

É possível reverter esse processo de ondas até certo ponto, contanto que a circulação sanguínea seja restabelecida rapidamente, em um processo chamado de “espalhamento de despolarização”.

“Depois da parada circulatória, o espalhamento da despolarização marca a perda de energia e armazenada em células cerebrais e o início de processos tóxicos que eventualmente levam à morte”, explicam os pesquisadores.

É importante que a Medicina consiga rastrear esse momento com maior eficiência para que mais mortes possam ser evitadas, mas os aparelhos usados atualmente ainda não são os ideais para isso. No futuro, essa descoberta pode evitar algumas mortes quanto facilitar diagnósticos e tratamentos de doenças cerebrais.

Compartilhe esta notícia: