Nossa palavra – Prato feito

Compartilhe esta notícia:

Já teve tempo que se dizia em alto e bom tom que a criança só ia na escola por causa da comida. Se fosse tirada a merenda, haveria uma evasão escolar sem precedentes. Hoje, baseado no conceito dado pelo atual presidente, não é bem assim: ninguém passa fome no país. Naquela época, os próprios pais mandavam os filhos a escola para simplesmente saciar a fome que não conseguiam “matar” dentro de casa.
Atualmente muita coisa mudou. Em Taquaritinga, por exemplo, as últimas administrações municipais conseguiram formar uma equipe na cozinha que vem sendo referência quase estadual – porque regional já o é. As cozinheiras que preparam alimentos para os alunos da rede municipal e até mesmo estadual (vide ETEC – Escola Técnica Estadual, que recebe lanches da nossa Cozinha Piloto) são do mais alto gabarito.
Este editorial de O Defensor foi motivado por causa de uma postagem do ex-presidente da Câmara, vereador José Rodrigo de Pietro, que assumido é da base oposicionista, dando conta da qualidade inconfundível da comida servida pela Municipalidade em nossos estabelecimentos de ensino. De Pietro tem feito visitas-surpresa nas escolas para atestar a qualidade das refeições consumidas pelas crianças.
Realmente, a merenda escolar servida em Taquaritinga é de procedência inigualável, os depoimentos dos alunos e seus pais ou responsáveis já o comprovam. Só fazemos esse registro para mostrar que é possível sim ter uma merenda escolar de qualidade com poucos recursos disponíveis. O que vale é a criatividade e a vontade política de fazer bem feito. Essa mistura de ingredientes dá o sabor de prato feito ao cardápio.
Esse setor da administração municipal (ao contrário de outros que estão caindo pelas tabelas ou emperrados em licitações intermináveis – vejam o trabalho que está dando o Calçadão do Cine São Pedro, por exemplo) preza pelo bom gosto na produção de pratos que são diferenciados. A mistura de salgados, doces e frutas fazem a delícia da criançada que se esmera no refeitório das escolas. Tudo isso – e esse detalhe é importante –especialmente dirigido para alérgicos e diabéticos crônicos.
Apesar de muitos departamentos estarem ao deus-dará em Taquaritinga, merecendo as críticas e alfinetadas que vêm lhes sendo dirigidas pela oposição sempre atenta e fiscalizadora, é passível de elogios e aplausos (até mesmo dos chamados “contras”) quando a administração municipal acerta o passo e coloca o Município nos trilhos certos.
Tomara que as próximas gestões públicas prossigam dando o sustento razoável que até hoje, desde provavelmente a administração do ex- prefeito José Paulo Delgado Júnior mantém, como pensamento das futuras gerações. A alimentação das crianças que irão governar a Nação precisa ser pensada de forma positiva e saudável como um todo. Não podemos deixar a peteca cair nos próximos governos.
Por isso é importante a Câmara de Vereadores continuar de olho no funcionamento do Executivo e seus departamentos a fim de preservar o bem-estar da coletividade. Não é de bom alvitre que os edis simplesmente digam “amém” aos atos do prefeito de plantão. Geralmente é necessária a presença dos críticos como orientação e prevenção dos problemas. O homem público deixa de ser estilingue e passa a ser vidraça.

Compartilhe esta notícia: