Febre amarela: Saúde de Taquaritinga (SP) orienta sobre o aparecimento de novos casos

Compartilhe esta notícia:

Vacinação na Cidade é prorrogada até 12 de julho

A febre amarela está aí: a  Vigilância Epidemiológica (3253-9333) reforça que é preciso ficar em alerta e informar se forem encontrados primatas não humanos de qualquer espécie, mortos (incluindo ossadas) ou doentes, em qualquer local do município de Taquaritinga. Todo caso suspeito deve ser notificado, imediatamente (em 24 horas) e deve-se tomar as providências cabíveis orientadas pelo Ministério da Saúde (MS).

O Departamento Municipal de Controle de Vetores (DEMCOVE) – 32522238 – também informa que existe uma vacina que previne a febre amarela. O órgão orienta para que a população se certifique quanto à situação vacinal contra a doença, indo até o posto de saúde mais próximo da sua casa com a carteirinha de vacinação e um documento de identidade e, neste local, será informado sobre a necessidade de ser vacinado ou não.

Atualmente, o Ministério de Saúde (MS) indica dose única da vacina contra a febre amarela. Esta adoção atende as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O estado de São Paulo apresenta a seguinte situação epidemiológica neste ano de 2019: 66 casos confirmados e 12 óbitos em humanos na GVE de Registro.

Diante de tal situação o Corpo de Bombeiros (193 ou 3253-4903) recomenda reforçar as orientações quanto a importância da atualização do esquema vacinal para a vacina de febre amarela em todo o estado de São Paulo.

Em Taquaritinga, a Vigilância Sanitária local (3253-6088) realizará tal ação de rotina dos trabalhos nas salas de vacina e aumentará os dias de vacinação contra febre amarela nas UBSs até o dia 12 de julho.

Novos dias e horários de funcionamento – UBS Akio Nakashima (Jardim São Sebastião) às segundas e quintas-feiras, UBS Antônio Abbud (Jardim Buscardi) às segundas e quartas-feiras, e UBS Ederaldo Pereira Marques (Vale do Sol) às terças e quintas-feiras, das 8 horas às 14 horas. Esses horários e dias de vacinação estão sujeitos a mudanças de acordo com a procura pela vacina, e também porque se trata de uma vacina que tem prazo de validades após abertura do frasco e é preciso otimizar o uso do mesmo para evitar desperdícios.

Compartilhe esta notícia: