Pano pra manga: decreto propõe reduzir número de vereadores na Câmara de Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Articulação, porém, já encontra resistência.

Durante a reunião da noite de segunda-feira (17) da Câmara de Taquaritinga, foi lido decreto-legislativo, de autoria do presidente do Legislativo José Roberto (Beto) Girotto e do vereador Rodrigo José de Pietro, propondo redução do número de vereadores na Casa de Leis do Município.

Foi o bastante para que imediatamente mais uma polêmica fosse instalada na Cidade. O motivo evidente: considerados desnecessários por alguns e importante para outros o número de vereadores já foi até quiproquó na justiça na última legislatura devido ao aumento de cadeiras.

A polêmica foi amplamente discutida pelas rádios FM de nossa Cidade e outro ponto foi levantado, se essa manobra não seria uma ação para um hipotético reajuste nos subsídios dos edis, o que causaria um impacto tremendo na população.

Num momento em que os servidores municipais têm a maior perda salarial de sua história, e enquanto para o funcionalismo é oferecido apenas 4% no dissídio (o prefeito não quer incorporar nem mesmo R$ 100 no Cartão), os vereadores poderão ter um aumento imoral, apesar de legal.

Mas esse não seria o foco do projeto, apesar dos autores do decreto (De Pietro e Girotto) garantirem que não, alguns edis não arriscam botar a mão no fogo por isso. O intuito do decreto, todavia, é diminuir de 15 para 11 edis já a partir de 2021 no Legislativo. E os funcionários chegam a brincar: “Tem mais vereadores do que assuntos para debater”, comentam.

Mesmo com propostas como audiência pública e ouvir a população local, os eleitores não estão engolindo o decreto.

Compartilhe esta notícia: