Saúde: Como identificar uma prisão de ventre?

Compartilhe esta notícia:

Divergências entre médicos e pacientes atrapalham diagnóstico. Os sintomas da constipação variam de pessoa para pessoa.

Médicos e pacientes divergem sobre os sintomas da constipação intestinal, o que faz com que algumas pessoas não recebam o diagnóstico ou tratamento adequado. É o que mostra uma pesquisa do King’s College London, no Reino Unido.

De acordo com o estudo, enquanto os médicos consideram que evacuações pouco frequentes são um sinal importante de prisão de frente, menos de um terço da população em geral tem a mesma percepção.

A equipe de pesquisadores afirma que é necessário, portanto, criar uma nova definição para a constipação, baseada na experiência dos pacientes.

A prisão de ventre é uma condição muito comum, que afeta cerca de 1 em cada 7 pessoas saudáveis.

Em linhas gerais, significa ter dificuldade para liberar o trânsito intestinal e evacuar – mas a forma como é diagnosticada varia muito.

Passar muito tempo no banheiro sem conseguir evacuar é o que a maioria das pessoas vê como sintoma de constipação

Lista de consenso – Os pesquisadores entrevistaram 2.557 pessoas, 411 GPs (sigla para “general practitioner”, espécie de clínico geral no Reino Unido) e 365 especialistas em gastroenterologia. E descobriram que o que a maioria das pessoas considera como sintomas da prisão de ventre não estão incluídos em nenhum critério oficial de diagnóstico.

Entre eles, estão:

  • Passar um longo período no banheiro sem conseguir evacuar.
  • Fazer força para evacuar.
  • Necessidade de usar laxante.

Enquanto a maioria das pessoas que afirmavam ter constipação apresentava sintomas que correspondiam aos critérios oficiais, 1 em cada 3 pacientes “saudáveis” não reconhecia seus sintomas de intestino preso.

Os médicos colocaram muita ênfase em evacuações pouco frequentes como um sintoma, mas apenas metade das pessoas que disse ter constipação realmente apresentava esse sintoma.

Os pesquisadores sugerem a lista abaixo, que reúne seis grupos de sintomas, para ajudar a criar uma nova definição para a constipação:

  • desconforto abdominal, dor e inchaço (quando as roupas não vestem mais como antes).
  • desconforto retal: sangramento por fazer muita força, dor ou sensação de queimação na região anal.
  • evacuações pouco frequentes e fezes endurecidas: a frequência padrão pode variar de três vezes ao dia a três vezes por semana.
  • disfunção sensorial: não ter vontade de ir ao banheiro ou sensação de evacuação incompleta.
  • flatulência e inchaço: gases barulhentos ou com cheiro ruim.
  • incontinência fecal: vazamento descontrolado ou sangramento retal.

A prisão de ventre geralmente é causada por falta de fibras ou líquidos na dieta, mas também pode ser um sinal de outro problema subjacente, como câncer de intestino, diverticulite ou doença celíaca.

É sempre importante consultar um médico.

Compartilhe esta notícia: