Suplementos: Excesso de vitamina B eleva risco de fraturas no quadril

Compartilhe esta notícia:

Estudo mostra que mulheres na menopausa que consumiam quantidade diária acima do recomendado tiveram risco aumentado em até 50%.

O consumo elevado das vitaminas B6 e B12 aumenta o risco de fraturas no quadril em mulheres que já estão na menopausa, segundo um estudo publicado pela revista científica JAMA Network (Jornal da Associação Americana de Medicina).

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Oslo, reuniu 75.864 mulheres em menopausa nos Estados Unidos, e as acompanhou entre 1984 e 2014, fornecendo questionários sobre a dieta e a saúde. Durante esse acompanhamento, puderam notar que, entre elas, 2.304 apresentaram fraturas no quadril.

Segundo a pesquisa, as mulheres que tiveram fraturas no quadril tinham idade média de 75 anos e ingeriam doses diárias das vitaminas B6 e B12 acima do prescrito. A ingestão recomendada é de 1,5mg de vitamina B6 e 2,4 microgramas de vitamina B12 por dia.

O estudo ainda afirma que, quando ambas as vitaminas são consumidas em quantidades acima do recomendado, o risco de fratura do quadril, nessas mulheres, aumenta em cerca de 50%.

A vitamina B6 pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, e a vitamina B12 pode ser encontrada em produtos lácteos, carne, fígado, peixes e ovos.

Os pesquisadores ressaltam que pessoas saudáveis ​​devem ser cautelosas ao tomar suplementos vitamínicos, pois podem conter doses elevadas dessas vitaminas.

Compartilhe esta notícia: