Suspeita de surto: Duas pessoas morrem por febre maculosa em Minas Gerais

Compartilhe esta notícia:

Outros dois óbitos estão sendo investigados pela prefeitura do local sob a suspeita de que foram causados pela doença provocada pela picada do carrapato-estrela.

Duas pessoas morreram por febre maculosa – doença causada pela picada do carrapato estrela – em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Outras duas mortes estão sendo investigadas. Todas as vítimas pertencem a uma mesma família e moravam num loteamento no bairro Nacional daquela localidade.

Em um intervalo de apenas cinco dias, entre quarta-feira (29) e este domingo (2), foram quatro mortes do mesmo núcleo familiar. Duas foram confirmadas, por febre maculosa, pela Secretaria Municipal de Saúde de Contagem.

A família atingida vive em um loteamento repartido entre dez irmãos. Ao fundo dos lotes, um córrego, conhecido pelos moradores como Córrego do Gangorra, seria foco de aglomeração de capivaras e cavalos, animais hospedeiros do carrapato-estrela, responsável pela transmissão da febre maculosa.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que os casos estão em investigação e que áreas técnicas serão consultadas para que a pasta possa informar dados atualizados bem como ações que estão sendo realizadas diante da notificação desses casos.

Compartilhe esta notícia: