Austeridade: Câmara de Taquaritinga está entre as que melhor usam o dinheiro público

Compartilhe esta notícia:

Não é de hoje que a Câmara Municipal de Taquaritinga tem usado com responsabilidade sua verba anual. Mais uma demonstração dessa austeridade pôde ser comprovada pelo estudo intitulado “Mapa das Câmaras”, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). O levantamento traz informações de interesse da sociedade no que se refere à população de cada cidade, ao número de vereadores, à quantidade de funcionários e ao custo per capita dos legislativos municipais.

A pesquisa, que retrata o ano de 2018, põe a Câmara de Taquaritinga em primeiro lugar na macrorregião e na 39.ª colocação dentre 644 municípios paulistas (a capital, São Paulo, fica fora do estudo porque tem as contas analisadas por um tribunal próprio). Com 15 vereadores, 13 servidores concursados e três estagiários, a Câmara teve um custo por habitante de R$ 45,61 no ano passado, quase nove reais a menos que a segunda colocada, Ibitinga.

Publicado no site do TCESP na semana passada, o Mapa das Câmaras traça um perfil confiável do Poder Legislativo no interior paulista, uma vez que é a corte de contas que faz, em tempo real, o controle externo dos entes jurisdicionados. Auditores do órgão realizam visitas regulares, solicitando documentos, fiscalizando o patrimônio e zelando pelas boas práticas administrativas. Além disso, o Sistema Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos do Estado de São Paulo) é “abastecido” quase diariamente com informações diversas.

O conselheiro e presidente do Tribunal de Contas, Antonio Roque Citadini, havia anunciado a publicação da pesquisa ao público presente no 23.º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, no dia 9 de maio, em Araraquara. O objetivo foi propagar aos gestores, servidores públicos e lideranças políticas “as boas práticas administrativas, além de debater temas com o objetivo de orientar os gestores públicos sobre a correta prestação de contas dos recursos aplicados nos municípios”. A Câmara de Taquaritinga participou desse encontro.

Durante o evento, Citadini foi enfático ao pedir aos gestores e ordenadores de despesas que utilizem com responsabilidade o dinheiro que administram: “Vivemos a maior crise do País na história, uma queda brusca de receitas”, ressaltou. Para Rodrigo de Pietro, presidente no biênio 2017-2018, tão importante quanto utilizar bem o dinheiro público é o vereador desempenhar suas funções com isenção, sem nunca se descuidar da legalidade: “Aplicar o dinheiro do contribuinte corretamente é nossa obrigação”.

O atual presidente, Beto Girotto, segue o mesmo pensamento. “Quero parabenizar o Rodrigo e a todos os vereadores pelo respeito que têm pelos recursos da Câmara. Aqui ninguém fica passeando à toa ou pedindo para que a gente faça coisas que não são efetivamente necessárias”, afirmou, ao anunciar o resultado do estudo, durante a sessão ordinária de segunda-feira, 20 de maio.

Compartilhe esta notícia: