Recrutamento e seleção por competência otimizam produtividade nas empresas

Compartilhe esta notícia:

Senac Jaboticabal capacita profissionais para identificar candidatos adequados à vaga na hora da contratação.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de desemprego em 2018 foi a maior dos últimos sete anos em 13 capitais do país. O Sudeste foi a região com maior proporção, com altas registradas em Vitória (12,5%), Rio de Janeiro (12,6%) e São Paulo (14,2%). Diante desse cenário, com uma taxa de desocupação tão alta, quando surge uma vaga de trabalho, as empresas geralmente recebem uma extensa lista de candidatos, dos mais diversos perfis.

Andressa Aparecida Affonso, docente da área de gestão e negócios do Senac Jaboticabal, pontua que situações como essa fazem com que o papel do recrutador seja ainda mais fundamental no mundo corporativo. “Com tantas possibilidades para contratação, fica difícil para as empresas atraírem os melhores talentos sem um profissional capacitado para a correta escolha do novo integrante da equipe. E isso pode impactar diretamente no progresso da corporação, por isso aumenta cada vez mais a demanda por recrutamento e seleção por competência”, explica.

De acordo com a especialista, um bom processo de seleção traz para as empresas pessoas mais preparadas, com mais bagagem de conhecimento, e isso faz com que elas se desenvolvam de forma mais eficaz e efetiva em suas funções. Andressa também alerta que o segredo desse processo é saber criar a vaga corretamente.

“No recrutamento por competência, é possível analisar a postura dos candidatos frente aos desafios propostos, a visão de futuro, as habilidades e as atitudes condizentes com a cultura da companhia.” A seleção assertiva pode, segundo a profissional, reduzir os gastos corporativos com obrigações monetárias geradas a cada demissão, além de aumentar a produtividade do negócio.

A docente do Senac Jaboticabal também aponta os principais erros cometidos pelas empresas nos processos de seleção: “Não construir o perfil desejável do candidato para o cargo que está sendo ofertado e não saber exatamente as funções para esse profissional estão entre as falhas mais comuns”. Ainda fazem parte da lista a falta de feedback aos candidatos que concorrem à vaga, mesmo que não sejam aprovados em alguma fase, a falta de interpretação em dinâmicas e a dificuldade em realizar uma entrevista que realmente vá colher informações importantes para o processo seletivo.

Desenvolver um olhar voltado para as competências dos candidatos às vagas de emprego é vantagem tanto para gestores quanto para candidatos que desejam ter uma melhor compreensão sobre as expectativas das corporações. Para fomentar essa técnica, o Senac Jaboticabal oferece o curso Recrutamento e Seleção por Competência. As aulas começam em 11 de maio. “A formação auxilia os líderes a reconhecerem as principais características de cada colaborador, por meio da análise do conhecimento, das habilidades e das atitudes profissionais, a fim de aproveitar melhor o potencial humano da organização”, explica Andressa.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Portal Senac (www.sp.senac.br/jaboticabal) ou diretamente na instituição. Também no site é possível conferir o portfólio completo de cursos do Senac Jaboticabal para área de gestão de pessoas.

Serviço:

Recrutamento e Seleção por Competência

Data: 11 de maio a 6 de julho de 2019

Horário: aos sábados, das 8h30 às 12h30

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Programação e inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal

Compartilhe esta notícia: