Saiba como evitar problemas com pagamentos no débito automático

Compartilhe esta notícia:

Procon-SP dá algumas dicas para ajudar os consumidores a não terem contratempos com o serviço, que facilita bastante a vida do cidadão.

Todo mundo precisa pagar contas, mas ter que se deslocar para fazer esse serviço consome tempo. Para dar comodidade ao consumidor, o serviço de débito automático foi criado, mas ele também pode apresentar problemas. Por conta disso, o Procon-SP traz algumas dicas.

Para contas no débito automático, o consumidor deve fazer a solicitação com o banco e com o fornecedor do serviço. O mesmo acontece para cancelar ou suspender o serviço.

Caso haja troca de banco, agência e conta, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita.

O consumidor tem o direito de escolher a forma que quer pagar suas contas, seja em débito automático ou da forma convencional, em uma agência bancária ou em outros estabelecimentos que tenha essa disponibilidade. A possibilidade de débito direto na conta não pode ser imposta pela instituição financeira.

Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço e com o banco. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.

Dicas:

  • É importante ter total controle sobre a conta bancária, certifique-se que haverá saldo nas datas dos débitos;
  • O débito pode ocorrer em qualquer hora do dia programado para pagamento;
  • Consulte sempre sua conta por meio de saldos e extratos, e vá marcando as contas pagas para ter um controle maior;
  • Confira se na conta cadastrada está inserida a informação “Conta em débito automático”.

Do Portal do Governo

Compartilhe esta notícia: