Saúde íntima: conheça os remédios caseiros para candidíase feminina e masculina

Compartilhe esta notícia:

Um remédio caseiro eficaz e sem efeitos colaterais é o iogurte natural, que também pode ser usado na gravidez, pois não prejudica o bebê.

Algumas medidas caseiras são bem eficazes no tratamento da candidíase. Opções como tomar o chá de uva-ursina  e usar as cápsulas de Lactobacillis Acidophilus, que podem ser introduzidas dentro da vagina ou tomadas, como se fosse um comprimido, ajudam a repor a flora vaginal, controlando o aparecimento da cândida.

Remédio caseiro para candidíase feminina – Um ótimo remédio caseiro para candidíase na mulher é introduzir o iogurte natural na vagina. O iogurte irá diminuir a acidez, travando o crescimento dos fungos que preferem um ambiente mais ácido para se desenvolver. Esse remédio caseiro também pode ser utilizado por homens, mas pode ser desconfortável permanecer com a cueca molhada durante o dia.

Ingredientes

1 embalagem de 125 g de iogurte natural

1 seringa sem agulha ou 1 absorvente interno

Modo de preparo – Introduza o iogurte no interior da vagina, com o auxílio de uma seringa (sem agulha), 2 vezes por dia, durante 3 dias. Use um absorvente para evitar que a calcinha fique molhada.

Outra forma prática de utilizar o iogurte como remédio para candidíase é mergulhar um absorvente interno no potinho de iogurte natural, em temperatura ambiente, e introduzi-lo na vagina, deixando-o atuar por, pelo menos, 3 horas.

Retire o iogurte da geladeira com alguma antecedência, para que a temperatura fria não cause incômodo.

Remédio caseiro para candidíase masculina – O chá de uva-ursina é um ótimo remédio caseiro para candidíase peniana porque diminui a reprodução da levedura Candida Albicans, que é o micro-organismo causador da candidíase. No entanto, este chá também pode ser utilizando para o tratamento em mulheres.

Ingredientes:

1 xícara de água quente

2 colheres (de chá) de folhas de uva-ursina

Modo de preparo – Verter a água quente sobre as folhas e deixar repousar por 5 minutos. Quando amornar, coar e beber a seguir. É recomendado beber este chá 3 vezes por dia.

Remédio caseiro para candidíase na boca – O chá de poejo é ótimo para tratar a candidíase oral porque possui propriedades que diminuem a proliferação dos fungos e, por isso, pode auxiliar no combate à doença.

Ingredientes:

1 colher (sopa) de flores ou folhas de poejo

1 xícara de água

Modo de preparo – Picar as folhas ou flores de poejo, colocá-las numa xícara e cobrir com a água fervente. Abafe por 15 minutos e coe a seguir. Umedeça um pedacinho de algodão com o chá e passe na boca, de 3 a 4 vezes ao dia.

Remédio caseiro para candidíase intestinal – A infusão de Pau D’Arco para candidíase intestinal facilita o trânsito intestinal e possui propriedade antifúngica que elimina o excesso de fungos no intestino, facilitando o tratamento da candidíase.

Ingredientes:

2 colheres (de sopa) de cascas de Pau D’Arco

1 litro de água fervente

Modo de preparo – Juntar os ingredientes e deixar repousar durante cerca de 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 xícaras por dia.

Outra possibilidade é tomar água de alho porque possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que impedem o desenvolvimento dos fungos, responsáveis pela candidíase intestinal. Basta colocar 5 dentes de alho de molho num copo de água durante 6 horas e tomar a seguir, somente a água.

O que comer – Durante a candidíase deve-se evitar todo tipo de açúcar e preferir alimentos como água com limão e salsinha.

Medicação – Outra opção para tratar a candidíase é tomar um remédio em dose única, como o Fluconazol e o Itraconazol. Esse tipo de medicamento pode ser utilizado sozinho ou associado ao tratamento tópico, que consiste em passar uma pomada com o mesmo princípio ativo nos órgãos genitais, sendo eficaz tanto para homens quanto para mulheres.

É importante ressaltar que o tratamento deve ser realizado sob orientação médica.

Compartilhe esta notícia: