Formação ética: Loja Maçônica de Taquaritinga apoia Ordem dos Escudeiros

Compartilhe esta notícia:

Távola Redonda é uma homenagem relacionada ao Rei Arthur.

A Centenária Loja Maçônica Líbero Badarpo, ciente de seu deve constitucional, a de formar homens capazes de discernir o certo do errado, no trato com as coisas alheias, e a formação ética voltada para a interesse da comunidade, apoiou a instalação da Ordem dos Escudeiros “Líbero Badaró” da Távola Redonda em 13 de junho de 2014. Era presidente da Loja o Dr. Ricardo Tadeo Pongeluppi, que prontamente encampou a ideia. É uma organização internacional patrocinada pela Ordem Demolay; que abriga crianças do sexo masculino com idade de 7 a 12 anos.

O nome Távola Redonda é uma homenagem relacionada ao Rei Arthur, aos jovens ingleses que durante a Idade Média, lutavam ativamente dando proteção a seu Nobre Cavaleiro; dividiam-se em duas castas: os pajens, que cuidavam das criações, alimentando-os, e cuidando de sua saúde. A outra categoria, a dos Escudeiros, que cuidavam dos apetrechos de guerra: armadura, espadas; estes jovens possuíam os mais elevados ideais de serviço, perfeição e camaradagem. A Ordem foi criada nos EUA por Ralfh Hooper, Lynn Taylor, Michael Senders e Edgar Trefts, em 1.995, veio para o Brasil em 2.002.

Os princípios que alicerçam a Ordem são: o Malhete (da Justiça), a Espada (da Verdade) e o livro (da Sabedoria); são auxiliados pelo Nobre Cavaleiro o jovem Breno Gabriel Rebecchi, que atua como irmão mais velho. Além das sessões ritualísticas, dão ênfase ao estudo dos problemas brasileiros, datas festivas e efemérides; como atividade extraclasse realiza: Domingo na Praça, passeio de bicicleta, visitas, acampamentos e jogos de lazer, entre outros.

Compartilhe esta notícia: