Relação saudável: livros online e gratuitos aproximam a criança da natureza

Estimular a leitura da criança e mantê-la conectada com a natureza é uma iniciativa bem sucedida que reflete no adulto do futuro.

Confira publicações online, com download gratuito, que são boas dicas para quem quer saber mais sobre o contato da criança com a natureza e conhecer quem já faz ações para que esta relação aconteça.

Desemparedamento da Infância: a escola como lugar de encontro com a natureza – Esta publicação do Instituto Alana, lançada em 2018 pelo programa Criança e Natureza, traz importantes contribuições, que provocam boas reflexões, especialmente em instituições educacionais. Questionam o espaço externo, o acesso e a utilização de áreas verdes, a reorganização do espaço.

O livro também traz inspirações para ampliar o território de aprendizagem e aumentar a relação com a comunidade do entorno, e também mostra escolas que já fazem ações importantes para uma feliz e saudável relação entre criança e natureza.

Educando na natureza – Lançado pelo Instituto Ecofuturo, é um registro do programa Meu Ambiente em parceria com municípios do entorno do Parque das Neblinas (localizado entre Mogi das Cruzes e Bertioga/SP). O educativo do parque propõe uma série de ações e reflexões com professores das escolas públicas e incentivam a relação entre criança e natureza acontecer.

O livro traz inspiração teórica, experiências vividas no programa e fala das crianças.

Casa Redonda: uma experiência em educação – A Casa Redonda é uma escola de educação infantil de Carapicuíba, São Paulo, que tem, como proposta, priorizar a sensibilidade. Há mais de 30 anos, sob o olhar da inspiradora educadora Maria Amélia Pereira, a Peo, muitas crianças crescem num espaço de natureza privilegiada, que valoriza a cultura brasileira e respeita o tempo da infância, a criatividade e a liberdade. O livro foi lançado no seu trigésimo aniversário e conta com imagens encantadoras e 2 DVDs que apresentam as experiências das crianças. A versão para download contém apenas o texto do livro, que por si só, já vale muito!

Atividades em Áreas Naturais – Escrito por Rita Mendonça, em parceria com o Instituto Ecofuturo, propõe reflexões sobre o nosso contato com a natureza nos mais diferentes ambientes e propõe uma série de brincadeiras para aprofundar essa conexão através de uma aproximação direta e sensível. A autora utilizou o critério da intimidade com a natureza para selecionar as atividades do livro, de modo que tanto as pessoas que se sentem mais distanciadas como aquelas bem experientes encontrarão sugestões de atividades que levam a um aprofundamento da própria experiência.