Saúde feminina: sintomas que as mulheres não podem ignorar

Compartilhe esta notícia:

Estar atenta à saúde evita problemas mais graves.

Ainda que todos possamos adoecer de uma forma ou de outra, há algumas doenças que são características do gênero feminino e cujo desenvolvimento pode afetar significativamente a qualidade de vida.

O mais preocupante é que muitas delas apresentam sintomas que tendem a se confundir com doenças leves e, ao serem ignorados, algumas vezes tornam-se difíceis de serem identificadas.

É sempre importante consultar um especialista para obter um diagnóstico.

Extremidades inflamadas – A inflamação repentina das extremidades pode ser um sintoma importante da retenção de líquidos, ou edema. Esse transtorno pode ocorrer pelo consumo excessivo de sal, mas também pelo desenvolvimento de doenças como: edema periférico; bursite do joelho; artrite e osteoartrite; doença renal crônica; cirrose hepática; trombose venosa profunda; ruptura do tendão de Aquiles; entorse de tornozelo e câncer.

Dor abdominal – A dor abdominal é um problema que pode afetar tanto os homens quanto as mulheres. No entanto, no caso das mulheres tende a ser mais recorrente, não só por questões digestivas, mas pelo desenvolvimento de problemas como: câncer de ovário; endometriose; doença inflamatória pélvica; síndrome pré-menstrual; cistos nos ovários; miomas uterinos; doença celíaca; síndrome do intestino irritável e úlceras estomacais.

Sangramentos irregulares – Os sangramentos irregulares podem se tornar comuns nas mulheres cuja atividade hormonal esteja descontrolada. Eles podem se dar em momentos fora do período menstrual e, em menos casos, depois da etapa da menopausa.

Em qualquer caso, é muito importante ter cuidado, já que algumas vezes alertam sobre: câncer (de endométrio, colo do útero ou vagina); infecções vaginais crônicas; fibromas e pólipos uterinos; infecções na mucosa uterina; traumatismo pélvico e hiperplasia endometrial.

Nódulos nos seios – As mudanças na textura ou formato dos seios são sintomas de saúde feminina que não devemos ignorar, sob nenhuma circunstância. Ainda que seja verdade que nem todas as protuberâncias ou nódulos são cancerígenos, esse é um dos principais sintomas do câncer de mama.

É preciso fazer autoexames periódicos, apalpando com cuidado desde as axilas até o tecido mamário. No caso de detectá-los, sobretudo se a pele estiver avermelhada ou irritada, é preciso consultar um médico imediatamente.

Enxaquecas – As dores de cabeça fortes, incluindo as causadas pela enxaqueca, podem se dar por causa do excesso de estresse ou de algumas deficiências nutricionais.

No caso da mulher, é fundamental prestar atenção já que, quando aparecem de maneira recorrente, podem alertar sobre problemas como: derrames cerebrais; pressão alta; ataques cardíacos; coágulos sanguíneos; doenças digestivas e problemas oculares.

Relações sexuais dolorosas – Ainda que isso possa ocorrer pela diminuição da libido, quase sempre alerta sobre alguma doença ou mudança hormonal. Por exemplo, as mulheres que chegam à menopausa podem sentir dor durante a relação sexual, já que a lubrificação natural da vagina diminui por causa dos baixos níveis de estrogênio.

Entre outras coisas, esse sintoma pode ocorrer por: cistos nos ovários; infecções vaginais; infecções no útero ou trompas de Falópio; inflamação da bexiga; endometriose e fibromas.

Fadiga crônica – A fadiga crônica é um dos sintomas que mais são ignorados. Ainda que seja comum pelo excesso de atividade física ou de trabalho, quase sempre aparece quando o corpo está sofrendo com algumas doenças que exigem maiores cuidados. Por isso, se o sintoma for recorrente, é preciso considerar que sua origem pode se dever a: insuficiência hepática; insuficiência renal; anemia; câncer; doenças cardiovasculares; doenças da tireóide; apneia do sono e diabetes.

Perda de peso sem motivo aparente – A perda de peso sem motivo aparente é aquela que se apresenta rapidamente, inclusive quando a pessoa não está seguindo uma dieta saudável. A pessoa não está adotando hábitos específicos para perder peso e, no entanto, dia após dia, nota que seu peso está diminuindo.

Ainda que algumas pessoas possam considerar isso um milagre, a verdade é que, por trás, podem estar ocultas doenças graves. Se, somado à perda de peso, a pessoa também perde o apetite, isso pode ser por: doença celíaca; diabetes; retenção de líquidos; depressão; doenças digestivas; câncer; doenças da tireóide; problemas cardiovasculares e doenças respiratórias.

Lembre-se de que, ainda que nem sempre sejam sintomas de doenças graves, esses sinais devem ser avaliados por um médico, sobretudo se existem antecedentes ou fatores de risco importantes.

Compartilhe esta notícia: