Senac Jaboticabal promove curso gratuito para pessoas com deficiência intelectual

Compartilhe esta notícia:

Programa Educação para o Trabalho – trampolim inicia nova turma em 18 de março; iniciativa prepara os alunos para acesso ao mercado de trabalho.

Referência em educação profissional, o Senac Jaboticabal também tem vocação em promover capacitações que impactam a comunidade onde está inserido e a vida de pessoas com deficiência intelectual. É o caso do curso Educação para o Trabalho – trampolim, que é totalmente gratuito e estimula os alunos em vários níveis para que possam conquistar vagas diversas no mercado.

Com aulas expositivas e práticas, de segunda a sexta-feira, o curso é destinado a jovens a partir de 16 anos e que, preferencialmente, estejam vinculados a uma instituição especializada no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Nova turma terá início em 18 de março, com 20 vagas disponíveis.

Motricidade, convívio social, atitude empreendedora e sustentável, responsabilidade, ética e comunicação por meio do letramento são algumas das práticas vivenciadas dentro e fora da sala aula na Programa Educação para o Trabalho – trampolim. Foram essas experiências que permitiram ao ex-aluno Vitor Eduardo Duarte, de 24 anos, traçar novos rumos no mercado de trabalho.

Antes ambientado ao expediente do restaurante do seu tio, Vitor cursou as aulas no Senac e conquistou uma vaga administrativa nos Correios e, atualmente, integra a equipe da Escola de Artes de Jaboticabal. Mas a incessante vontade de aprender o levou a estudar fotografia, criando uma nova vertente em sua carreira. Agora, ele dedica os fins de semana a esse ofício. “Nunca imaginei essa evolução.  Melhorei minha renda, aprimorei habilidades e descobri outras possibilidades. Para ficar no mercado de trabalho, sei que é fundamental o respeito dos chefes, colegas e a responsabilidade em cada atividade”, diz Vitor.

Willian Silva Sant’Anna, de 21 anos, também participou do Programa Educação para o Trabalho – trampolim e ampliou seus horizontes. “Além da possibilidade de receber orientação profissional de qualidade, consegui ter mais independência para as atividades da minha rotina”, afirma o jovem. Feliz com as conquistas provenientes do conhecimento, Willian agora se dedica ao curso Auxiliar de Escritório, também no Senac, com intuito de conquistar seu primeiro emprego.

Evolução de mercado – No último balanço divulgado para a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho (MTE), observou-se um aumento nas vagas formais para trabalhadores com deficiências intelectuais, físicas, auditivas, visual, múltiplas e reabilitados. Ao todo, foram 441,3 mil contratações, com crescimento de 5,5%, de 2016 para 2017. Trabalhadores com deficiência intelectual tiveram 2,5 mil empregos a mais, alta de 7,3%. Essa evolução está apoiada, principalmente, pela ação do MTE, por meio do artigo 93 da Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, que define que empresas com 100 ou mais empregados devem preencher entre 2% e 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência.

O curso promovido pelo Senac Jaboticabal busca contribuir com a evolução desse cenário, preparando as pessoas com deficiência para os desafios profissionais. Mais informações sobre o Programa Educação para o Trabalho – trampolim podem ser obtidas pessoalmente na instituição.

Serviço:

Programa Educação para o Trabalho – trampolim

Data: 18 de março a 6 de dezembro de 2019

Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17 horas

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Compartilhe esta notícia: