Nossa Palavra – Carnaval não foi manchado

Compartilhe esta notícia:

Taquaritinga fez este ano o melhor Carnaval da última década. Apesar do chuvisqueiro que teimava em esfriar os ânimos dos foliões, a maioria resistiu e lotou o quadrilátero central da Cidade as cinco noites de folia. Turistas que aqui aportaram (tivemos visitantes até do Belém do Pará) não deixaram de ficar encantados com a desenvoltura mágica do trio elétrico Batatão e da quase infantil brincadeira da Jardineira da Tarde, cordão inventado pelo jornalista Augusto Nunes, nos moldes carnavalescos cariocas, onde se misturam crianças e idosos, cantando marchinhas de antigamente. A ressurreição do axé e do próprio frevo fez com que o Batatão revivesse os melhores momentos de seu Carnaval desde os anos de Guilherme Mantese – que já vinha capengando em suas próprias pernas.
O espírito de Mantese renasceu neste ano. Com chuva e tudo, foi o Carnaval da alegria, da fraternidade, como prega, aliás, a campanha da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) neste 2019. Nosso Carnaval foi manchado sim pelo homicídio ocorrido pós-folia na Vila São Sebastião, pela estatística negativa (foi o segundo assassinato neste ano registrado pela Polícia em Taquaritinga) extra-Carnaval. O evento carnavalesco propriamente dito foi calmo, salvo exceção de algumas desavenças e quiproquós, especialmente criados por mulheres, mas que não foram culpa da comissão organizadora e nem desatenção ou falha pela equipe de segurança contratada. A própria Polícia Militar (PM) foi eficaz e ágil nos conflitos e ilícitos penais cometidos fora do quadrilátero de segurança do trio elétrico. Nos bairros, a polícia foi eficiente, tendo agido em pelo menos três tentativas do chamado feminicídio.
Infelizmente, no quarto caso, na quarta-feira de Cinzas, logo de manhã, ao retornarem do Batatão, a esposa deu uma facada certeira no marido, alegando que o fez para se defender de agressões. Não obstante, a folia de Momo foi marcada pelo entendimento, pela confraternização, jamais vista nos folguedos populares da Cidade. Podemos creditar isso por conta das músicas tocadas no evento – que não estimularam a agressividade provocada pelo alto consumo de álcool e drogas, mas sim pela organização montada pelo secretário Thiago Duarte (Cultura) e pelo diretor do departamento Chico Gabozzo, uma escolha acertada do prefeito Vanderlei Mársico. Até a própria rainha da folia Maira Matos, as princesas e o rei Momo André Calanca foram simpáticos ao grande público, que tomou toda a região central da Cidade, desde a Avenida Vicente José Parise até a Avenida Paulo Roberto Scandar.
Dados preliminares calculam em 30 mil o número de foliões no sábado e segunda-feira de Carnaval, pessoas que visitaram parentes e amigos e que prometem voltar no ano que vem para mais cinco noites de axé e samba – que só o Carnaval popular e democrático de Taquaritinga pode proporcionar. Com essa fama, o trio elétrico ao ar livre só tende a crescer cada vez mais, buscando uma profissionalização sempre maior.
É claro que a segurança e a polícia não conseguem resguardar as fronteiras do imenso município, mas sabem que dentro do Batatão a integridade física das pessoas, inclusive idosos e crianças, não estão ameaçadas. A seguir assim, a segurança pública cada vez mais será prioridade no Carnaval de Taquaritinga e as autoridades municipais deverão ficar atentas a isso.
Agindo com a mesma firmeza e responsabilidade deste ano, a folia terá recorde de turistas nesse período e o comércio local (mormente os ambulantes) terão bons rendimentos e deverão gerar dezenas de empregos. Devemos aproveitar o bom desempenho do Carnaval em Taquaritinga para somar dividendos e investir novas propostas no turismo local – que, enfim, é nosso objetivo final.
Embora o homicídio tenha provocado pequenas manchas no Carnaval de Taquaritinga, não chegou a macular nem um pouco a folia de Momo local. Ela continua a ser expoente e mostra a certeza de uma população festeira e alegre como sempre foi, independente de casos isolados, que são exceção numa esfera muito maior, pois a maioria é acolhedora e recebe bem os visitantes. Vamos em frente!

Compartilhe esta notícia: