Jardineira se firma como maior evento carnavalesco de Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Cordão abriga desde crianças até idosos e deve crescer ainda mais.

Ao lado do trio elétrico ‘Batatão’, a Jardineira da Tarde, cordão carnavalesco idealizado pelo jornalista taquaritinguense Augusto Nunes (da revista Veja e do programa ‘Os Pingos nos Is’ pela Jovem Pan – Nunes, aliás, dedicou 20 minutos de seu programa radiofônico na terça-feira para falar sobre o Carnaval Popular de Taquaritinga), se firmou em 2019 como a maior revelação da folia de Momo na Cidade.

O público do cordão cresceu tanto que a Jardineira teve que se desmembrar em quatro este ano. Ficaram nos caminhões, separadamente, Ulisses & Moisés, Messias & Gabriel Longhitano, a tradicional Banda Matrix (com Carlinhos Volante) e a carreta do DJ Wolverine. Conforme o prefeito da Cidade, Vanderlei Mársico, a separação foi necessária por conta de que dada a multidão que segue a Jardineira, geralmente os foliões que ficam para trás não ouvem o som do caminhão que vai na frente. O cordão se tornou uma verdadeira reunião familiar, abrigando desde crianças até idosos, são avôs e netos que cantam as mesmas marchinhas num percurso que quase sempre acaba na Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio (antiga Centenário), onde a juventude se concentra até a dispersão.

O ponto de encontro continua sendo a esquina das ruas Visconde do Rio Branco e General Glicério, onde permanecem Messias e Manaia com seus axés mais antigos e marchinhas populares. A Jardineira caiu nas graças do povo (pobre, rico ou remediado) e deve crescer ainda mais de público e de grupos (tipo Chame Gente e Xikitas Bakanas), gerando os melhores momentos do Carnaval de Taquaritinga. Novos trajetos já estão sendo estudados pelos organizadores, mas eles dizem que a fórmula não será mudada, pois o resultado foi excelente: a Jardineira da Tarde funcionou como uma varinha de condão. Esse sucesso absoluto não deve mudar de rumo.

 

Compartilhe esta notícia: