Cabelo Elástico: Como recuperar os fios danificados?

Compartilhe esta notícia:

O cabelo elástico ou emborrachado pós-química tem sido o pesadelo de muitas mulheres ao longo dos anos. Esse efeito acontece quando se abusa da química no cabelo sem tomar os devidos cuidados pré e pós-procedimentos, quando o intervalo de tempo entre um procedimento e outro é muito curto ou quando há uma mistura de químicas incompatíveis.

O fio capilar perde os nutrientes, perde a queratina e perde massa capilar em um choque de químicas. Ele vai ficando cada vez mais fino, com as cutículas abertas, sem sustentação, sem nutrientes e sem massa. Dessa forma, ele não consegue suportar impactos e puxões, mesmo que leves, e vem a ficar elástico ou quebrar.

Confira as dicas e orientações de especialistas sobre o assunto:

Cabelo elástico volta ao normal?

Sim, o cabelo pode sim voltar ao normal após os danos que levam à elasticidade. A primeira coisa a se fazer é interromper todos os procedimentos químicos. Em seguida, é imprescindível fazer um cronograma capilar com hidratações e nutrições constantes. O cronograma vai recuperar os nutrientes perdidos do cabelo, como a queratina, os lipídios e a água. É ideal que seja feita uma reconstrução e uma reposição de massa capilar. Para garantir a efetividade do ciclo de reconstrução, é importante sempre lavar os cabelos com um shampoo anti-resíduos. Ele vai abrir as cutículas do cabelo para fazer uma hidratação e nutrição de forma profunda.

Qual a frequência necessária de reconstrução capilar para fazer os fios voltarem ao normal?

O cronograma capilar vai depender da intensidade do dano. Se os fios estiverem em estado crítico, a recomendação é que a reconstrução seja feita uma vez por semana, juntamente com hidratação e nutrição. Conforme o cabelo vai se recuperando, o tratamento pode ser reduzido para a cada quinze dias, mantendo a hidratação e a nutrição semanal.

Pode pintar cabelo elástico?

É extremamente contraindicado usar mais químicas em um cabelo já sensibilizado, pois trata-se de um cabelo sem vida e sem estrutura justamente por ter sofrido química em excesso ou da forma errada. Usar mais químicas em cabelos já sofridos pode causar um corte químico, quando o cabelo se parte em tufos ou fica em estado crítico. É ideal que se faça uma rotina de reconstrução e hidratação para recuperar os fios antes de tentar qualquer outro procedimento químico novamente.

Cabelo elástico x cabelo ressecado: qual a diferença?

Os fios ressecados são apenas fios que estão com as cutículas abertas, escamosos, ficam com um aspecto opaco e podem até ser levemente quebradiços, porém são mais comuns de acontecer e mais fáceis de resolver, pois a estrutura dos fios ainda está intacta. Já os fios elásticos tiveram sua estrutura alterada, perderam muita massa e nutrientes e necessitam de um cuidado mais intensivo.

Os cabelos elásticos podem ser tratados e recuperados, mas necessitam de tratamento intensivo e constante. Também é indicado evitar chapinha, secador ou qualquer coisa que possa danificar mais os fios. Procure pentear os fios da forma mais delicada possível para evitar a quebra e espere pelo menos três meses antes de fazer uma nova química no cabelo.

Cabelo elástico: como recuperar

Além do cronograma capilar, existem outras dicas simples que você pode fazer para ajudar na recuperação. Alguns agentes naturais também podem ser bem efetivos, ajudando e até acelerando o processo de restauração do cabelo.

Como recuperar cabelo elástico pós química

O cabelo elástico pode ser recuperado em casa, com produtos encontrados em lojas especializadas ou pela internet.

Hidratação intensiva com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produtinho natural mágico que pode dar uma recuperada razoável no seu cabelo logo na primeira hidratação.

Cauterização com Bepantol

O Bepantol é encontrado em qualquer farmácia e pode funcionar como um ótimo reconstrutor para seus fios.

Compartilhe esta notícia: