Conheça o serviço de SMS da Defesa Civil sobre riscos de desastre

Compartilhe esta notícia:

Medida alerta sobre temporais, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos naturais.

A Defesa Civil de São Paulo conta com o serviço de mensagem (SMS) para avisar diretamente os cidadãos sobre riscos de tempestades. O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

De acordo com a Capitã Fernanda Rafaela Lourenço de Moraes, a ferramenta está disponível em todo o Estado. “Ela auxilia bastante a Defesa Civil a emitir esse alerta de risco e desastres diretamente às pessoas e a toda sociedade”, explica.

Quem não recebeu a mensagem para realizar o cadastramento pode solicitar o serviço enviando um SMS para o número 40199. Basta digitar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. “Vale ressaltar que o serviço é totalmente gratuito e a pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, desde que cadastre um por mensagem”, complementa a Capitã.

Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil. Foto: Luis Blanco/A2img

Conforme a Lei 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população.

A empresária Elaine Gregório conta que recebeu uma mensagem avisando sobre o serviço. “Achei muito interessante e cadastrei o CEP da minha casa e do meu trabalho, assim posso ter informações dos lugares onde mais fico durante a semana”.

Sobre o sistema

O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007 e atualmente também funciona em mais de 20 países. No Brasil, o projeto-piloto foi ativado inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina.

As cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

Do Portal do Governo

Compartilhe esta notícia: