Morosidade: ‘Agendamento médico e de exames na rede é muito demorado’, reclamam munícipes

Compartilhe esta notícia:

O vereador Gilberto Junqueira (foto) usou a tribuna da Câmara de Taquaritinga, durante a sessão ordinária de segunda-feira (dia 11), para relatar que “este vereador constantemente é procurado por munícipes usuários do sistema público de saúde, recebendo diversas reclamações de que o agendamento médico e de exames na rede é muito demorado – cerca de 60 dias para ser consultado por um clínico geral e mais 60 dias para ser consultado por um um especialista na área e ter um diagnóstico e mais de 30 a 60 dias para realização de exames”.

Conforme Junqueira, “em razão disso, muitas vezes antes de chegar a data da consulta ou exame, esses pacientes recuperam a saúde ou até mesmo estão internados em hospitais. Caso recente é o do senhor Nelson da Silva, morador no Jardim Santa Cruz, que procurou o vereador, no dia 8 de fevereiro, reclamando que estaria com todas as unhas dos pés infeccionadas”.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Ele contou ter procurado a UBS (Unidade Básica de Saúde), onde o médico só poderia atendê-lo com agendamento após 60 dias. Esse morador mostrou a impossibilidade até de calçar os sapatos devido ao grau de infecção de suas unhas. Considerando tais fatos, Gilberto Junqueira solicitou que o prefeito Vanderlei Mársico informe o porquê da morosidade no atendimento, diagnóstico e na realização de exames na rede municipal de saúde. O vereador também quer saber se existe algum planejamento para um atendimento à população mais rápido na rede. “Existe a possibilidade de se criar um mecanismo de atendimento prioritário para casos diagnosticados como graves?”, pergunta Junqueira.

Compartilhe esta notícia: