Diversidade de línguas indígenas vai além do que imaginamos

Compartilhe esta notícia:

Brasil apresenta grande variedade de línguas indígenas.

Atualmente, existem mais de 6 mil línguas diferentes em todo o mundo! Desse conjunto, mais de 154 línguas são faladas pelos povos indígenas no Brasil, pertencentes a muitas e diferentes famílias lingüísticas.

Mais do que servir para a comunicação, cada língua indígena revela uma forma diferente de ver e compreender o mundo. Ao descrever os objetos, as paisagens e as situações do cotidiano, as palavras expressam um modo de pensar construído por gerações e gerações de um povo: saberes únicos. Por isso, o desaparecimento de qualquer língua é uma perda para toda a humanidade.

Além disso, todas as línguas – indígenas ou não – são ricas e complexas: têm extensos conjuntos de palavras, das mais simples às mais abstratas. Por isso, para garantir a comunicação, as línguas se adaptam à realidade e à história dos povos.

Assim, como os povos que as falam, as línguas não ficam paradas no tempo: têm passado, presente e futuro.

Como diz o historiador José Bessa Freire: “A língua é arquivo da história, é a canoa do tempo, responsável por levar os conhecimentos de uma geração à outra”. Por isso, uma língua está em risco de extinção quando os falantes param de usá-la, só a usam em um número pequeno de situações de comunicação ou deixam de transmiti-la de uma geração para outra.

Essa é a situação de alguns povos indígenas no Brasil atual.

Em 1550, logo após a ocupação portuguesa, o número de línguas era muito maior: cerca de 1.300 línguas diferentes. Mas muitas delas desapareceram durante a colonização; outras continuam ameaçadas ainda hoje.

Um exemplo é o dos povos que vivem no Nordeste, a mais antiga região de colonização do Brasil. Foi lá que surgiram os primeiros aldeamentos missionários, locais onde se fazia a catequese: a conversão dos índios ao catolicismo e ao jeito de ser do colonizador. Nesses aldeamentos do período colonial, diferentes povos indígenas eram obrigados a viver juntos, sendo escravizados, maltratados – e obrigados a abandonar suas línguas.

Mesmo assim, algumas línguas indígenas resistiram aos impactos da colonização nessa região, como é o caso do Ya-tê, do povo Fulni-ô, no Pernambuco.

Curiosidades:

  • Apenas 25 línguas indígenas são faladas por mais de 5 mil pessoas;
  • Cerca de 110 línguas indígenas são faladas por menos de 400 pessoas;
  • A língua dos Akuntsu é falada apenas pelas 5 pessoas que formam esse grupo indígena;
  • Os Guató têm uma população de cerca de 370 pessoas, mas há apenas 5 falantes de sua língua.

Fonte: https://mirim.org/pt-br

 

Compartilhe esta notícia: