Pragas urbanas: como evitar as principais e controlar infestações

Compartilhe esta notícia:

Baratas, mosquitos, escorpiões e afins podem trazer diversos problemas para sua saúde. Saiba como se proteger das pragas urbanas e aprenda a eliminá-las.

Água, alimento, abrigo… De barata a pernilongo, passando por ratos e formigas, esses bichos dispõem de tudo que precisam para viver e se multiplicar nas grandes cidades. Mais que nojo ou fobia, a presença deles em casa pode representar uma séria ameaça à família. Chegou a hora de conhecer as pragas urbanas em detalhes para evitar ou acabar com as visitas indesejadas:

 

Barata

Moram em qualquer canto e passam semanas sem comer ou beber nada.Além de provocarem repulsa quando aparecem no ambiente doméstico, as baratas carregam um monte de bactérias, vírus e fungos do esgoto. “São micro-organismos que originam uma série de moléstias nos seres humanos”, avisa o biólogo Francisco José Zorzenon, do Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

E isso sem contar que os fragmentos de seu corpo (patas, asas, antenas…) são gatilhos de reações alérgicas e crises de asma em pessoas mais sensíveis.

Como evitar: A palavra de ordem é higiene. Não deixe comida à mostra e faça faxinas regulares, especialmente na cozinha e no banheiro. E sempre mantenha os ralos fechados.

Como eliminar: Se você vir uma ou outra, os inseticidas em aerossol (ou o bom e velho chinelo) dão conta do recado. Quando há muitas, o melhor é contratar um serviço especializado de dedetização.

 

Mosca

Ela deposita seus ovos em fezes ou material em decomposição. As larvas se desenvolvem nesses locais, até crescerem para ficar zanzando por aí, entre porções de comida e cocôs expostos. “A situação é mais preocupante em bairros próximos de lixões”, afirma o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Flechtmann, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Ilha Solteira.

Como evitar: Carnes, frutas, legumes, verduras e outros alimentos frescos precisam ficar a geladeira ou guardados em recipientes. Assim, as moscas não vão pousar neles, o que diminui o risco de chabus intestinais e até de verminoses.

Como eliminar: Inseticidas ajudam um pouco, mas não resolvem a questão definitivamente. Resta cobrar as autoridades por políticas para a limpeza e o cuidado com áreas públicas, bem como a realização de obras de saneamento básico e tratamento de esgoto.

 

Mosquito

Nenhum ser vivo se adaptou melhor ao ambiente urbano que esse bicho alado. As metrópoles trazem tudo que os mosquitos desejam: água parada, calor e muito sangue disponível.

 

Como se não bastassem as picadas na pele, algumas espécies transmitem vírus que causam dengue, zika, chikungunya e febre amarela — só pra citar quatro exemplos de doenças que assolam o Brasil há algumas décadas.

“O dilema é que não adotamos uma cultura de prevenção com as estratégias que possuímos, como a eliminação de criadouros e o uso de produtos químicos”, lamenta a engenheira química Fernanda Cecchinato, CEO da Aya, empresa que acaba de lançar o primeiro repelente de insetos para roupas e tecidos.

Como evitar: Faça sua parte!Vede ou jogue fora qualquer reservatório de água que tiver em casa, de pneus a tampas de garrafa. Limpe com sabão as calhas e os pratinhos das plantas.

Como eliminar: Incentive os vizinhos a adotar o mesmo procedimento para que o bairro todo fique protegido. Repelentes e inseticidas em aerossol ou de tomada são bem-vindos para afugentar o inseto.

 

Percevejo

Se no passado ele só dava as caras em locais mais pobres, hoje em dia frequenta hotéis e pousadas de alto padrão.

Como evitar: Antes de colocar sua mala em cima da cama, retire o lençol e vistorie as frestas e costuras. Viu um monte de pontinhos pretos? Esses são os percevejos. Converse com o gerente do estabelecimento e veja se ele não pode fazer algo.

Como eliminar: Há produtos específicos de uso profissional para erradicá-los. Limpar a mala após a viagem, trocar a roupa de cama toda semana, fazer faxinas com aspirador de pó e colocar o colchão no sol periodicamente também são atitudes que funcionam.

 

Formiga

Ela está relacionada à ideia de organização e trabalho em equipe. Estima-se que cada formiga traga na garupa 14 tipos de bactéria. Por esse motivo, são apontadas como as principais culpadas pelas infecções hospitalares no mundo e, por isso, chegam a representar uma ameaça maior que as temidas baratas.“Afinal, elas conseguem entrar em qualquer espaço e cobrem grandes distâncias em pouco tempo”, nota o biólogo Odair Correa Bueno, do Instituto de Biociências da Unesp, campus de Rio Claro.

Como evitar: Cuidado com os alimentos abertos. Qualquer migalha é um banquete para formigas. Certifique-se de que as pias da cozinha e do banheiro estejam sempre secas.

 

Como eliminar: Não jogue inseticidas. Isso só vai fragmentar o ninho em dois ou três núcleos separados e aumentar a escala da encrenca. Géis próprios estão à venda no mercado.

 

Aranha

A maioria não faz mal algum ao ser humano. No Brasil, três delas são temerosas: as aranhas marrom, armadeira e viúva-negra.

Como evitar: Limpe o teto de alvenaria ou de madeira a cada 15 dias com um pano úmido para interromper a formação de teias muito grandes. Aspire os móveis, os quadros e os rodapés. Cuide dos jardins de tempos em tempos e faça a poda de árvores e arbustos.

Como eliminar: Caso você esteja inquieto com alguma aranha que ronda a residência e o quintal, tire uma foto e mande para os serviços de controle sanitário ou para a secretaria de saúde de seu município. Os especialistas poderão dar uma orientação sobre o melhor procedimento.

 

Escorpião

Em 90% dos casos, a picada é sucedida por uma dor intensa, aliviada com o uso de analgésicos. Porém, em crianças e idosos, o veneno pode mexer com o sistema nervoso central, alterar a pressão arterial e levar à morte. Para evitar um perigo desses, é preciso utilizar o soro antiescorpiônico com urgência.

Como evitar: Jogue fora materiais de construção, como pedaços de madeira, telhas e tijolos, que não for usar em curto prazo. Nos depósitos, não encoste as caixas nas paredes.

Como eliminar: Não jogue inseticida. Isso só vai irritá-lo e instigá-lo a um contra-ataque. Se aparecer um, mate-o por esmagamento com muito cuidado. Se tiver vários, chame logo as autoridades da cidade.

 

Rato

Naturais da Ásia, eles encontraram meios de embarcar em navios e se espalharam com relativa facilidade para todos os continentes a partir do século 16. “Esses roedores transmitem por meio de fezes, urina, pelos, saliva e sangue uma série de doenças, como a leptospirose”, conta o biólogo Jeferson de Andrade, pesquisador de desenvolvimento de produto e mercado da Basf.

Outras enfermidades relacionadas a eles são o tifo, a peste bubônica, a febre hemorrágica, além de sarnas e micoses. “As três espécies mais comuns são sempre atraídas pela facilidade de acesso a água e comida”, explica a bióloga Maria Fernanda Zarzuela, analista da Bayer.

 

Como evitar: Tenha uma despensa limpa e arrumada. Nunca deixe a ração de cães e gatos espalhada pela casa. Instale telas em ralos e nas outras aberturas da residência.

Como eliminar: Iscas de raticida colocadas atrás de gavetas, armários e eletrodomésticos são a saída mais efetiva. Ratoeiras e colas estão disponíveis, mas não são métodos muito práticos.

Fontes: Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas e site Guia dos Curiosos

Compartilhe esta notícia: