Hábitos que garantem sorriso bonito e saudável

Compartilhe esta notícia:

Não somente os dentes, mas também a gengiva merece cuidado especial.

Mais do que uma questão de estética, a preocupação com a limpeza dos dentes está totalmente relacionada à saúde. É preciso garantir a manutenção da saúde bucal para que o organismo todo funcione bem.

Os especialistas orientam e recomendam algumas atitudes para manter o sorriso bonito e claro:

  1. Dê atenção máxima à gengiva!

A gengiva é o tecido que envolve nossos dentes e mantê-la saudável é fundamental para que todo conjunto funcione bem e a proteção dos dentes esteja garantida.

O perigo da falta de cuidado é o surgimento da gengivite, um processo inflamatório que geralmente começa quando a escovação não é bem-feita e forma-se a placa bacteriana. Os sintomas são inchaço, vermelhidão, sangramento e dores. Se o problema não for tratado, pode atingir o osso, que fica sensível a essa agressão e começa a retrair. É a chamada periodontite.

Evitar tudo isso é simples: Escove os dentes corretamente e use o fio dental sem muita força para evitar lesões na gengiva.

  1. Escove os dentes bem direitinho

Você sabia que o ideal é escovar os dentes 30 minutos após a refeição? Isso porque a saliva demora um pouquinho para neutralizar o PH dos alimentos e proteger os dentes dos desgastes que a escova pode provocar. Passado esse tempo, invista em uma boa higienização da boca: Gaste tempo na limpeza dos seus dentes, faça com atenção e cuidado. Isso garante dentes e gengivas saudáveis.

A recomendação geral é a escovação com movimentos circulares ou de vai e vem, partindo da gengiva até a extremidade dos dentes. Porém, o melhor é perguntar ao seu dentista qual o jeito mais indicado. Isso porque, dependendo da inclinação dos seus dentes, o profissional pode indicar um tipo de escovação específico.

E nada de usar a força! Isso pode machucar a gengiva e desgastar o esmalte dos dentes. Outra boa dica é escovar a língua e bochechas, pois nesses locais também se abrigam algumas bactérias.

Não esqueça o fio dental! Ele é uma parte importante de uma boa higiene bucal e deve ser usado preferencialmente antes da escovação, depois de cada refeição ou, no mínimo, uma vez ao dia antes da escovação noturna.

Finalize com um antisséptico bucal de sua preferência.

  1. Não exagere no creme dental

A quantidade certa é de 1 cm, equivalente a um grão de ervilha. O excesso pode causar desgaste do esmalte e manchas nos dentes.

  1. Escolha a escova certa

As cerdas devem ser macias e o ideal é que a cabeça da escova seja pequena para alcançar todas as regiões da boca.

Na hora de higienizar a escova, lave com água corrente e a deixe de pé para secar mais rapidamente. Não feche as cerdas com as famosas capinhas, pois isso torna o ambiente propício para o crescimento das bactérias.

E não se esqueça de trocar a escova a cada 3 meses.

  1. Preocupe-se com o alinhamento dos dentes

Mais do que uma questão estética, o posicionamento errado dos dentes pode gerar problemas. Dentes encavalados podem ser mais difíceis de limpar, o que favorece o acúmulo de placa bacteriana. Por isso, a correção ortopédica e ortodôntica é importante para manutenção da saúde bucal.

  1. Visite seu dentista regularmente

Se fizer tudo direitinho, as consultas podem ser agendadas a cada seis meses. Mas caso perceba qualquer alteração na boca, como inchaços, sangramentos ou dores, procure o dentista imediatamente.

Compartilhe esta notícia: