Com pernas: Hyundai cria um carro que caminha

Veículo futurista pode revolucionar o mundo dos automóveis, incluindo pernas robóticas que lhe permitem escalar muros e subir escadas.

O Elevate, o nome do “carro andante” da Hyundai, foi apresentado durante a conferência tecnológica CES 2019 em Las Vegas, como um veículo especialmente concebido para facilitar a mobilidade em terrenos difíceis, como montanhas e florestas, e para auxiliar serviços de emergência durante catástrofes.

O “UltimateMobilityVehicle”, como é designado pela empresa da Coreia do Sul, é um carro eléctrico e modular que pode mudar de forma para responder às mais variadas necessidades. Pode imitar o andar dos mamíferos, em quatro pernas, ou deslocar-se como os répteis, com as pernas espalmadas para os lados.

“As pernas também se dobram num modo retraído de movimentação, onde a energia para as juntas é cortada e o uso de um sistema de suspensão passiva integrado maximiza a eficiência da bateria”, explica-se no site oficial da Hyundai.

O carro futurista pode, assim, “viajar a velocidades de auto-estrada como qualquer outro veículo”. Mas ao contrário de outros carros, também pode “escalar uma parede” ou “ultrapassar uma distância” de um metro e meio, “caminhar por diversos terrenos e alcançar uma largura de pista de quatro metros e meio”, enquanto mantém a sua estrutura e os passageiros no interior “completamente nivelados”, salienta a Hyundai.

As possibilidades de utilização do Elevate “são ilimitadas”, como destaca o vice-presidente da Hyundai, John Suh, exemplificando a sua particular utilidade para situações de emergência.

“Quando um tsunami ou um terramoto chega, os veículos de socorro actuais só podem levar os primeiros socorristas até à borda do campo de detritos” que depois, têm que fazer o resto do caminho “a pé”, nota Suh. Ora, “o Elevate pode conduzir até ao local e subir diretamente sobre detritos da inundação ou cimento desintegrado”, destaca.

Mas “esta tecnologia vai para lá das situações de emergência”, acrescenta Suh, realçando que “as pessoas que vivem com incapacidades” e sem acesso a boas condições de mobilidade, podem beneficiar de um carro como o Elevate para entrarem pela porta da frente com as suas cadeiras de rodas, por exemplo.

Contudo, o carro futurista ainda não saiu do papel. A Hyundai mostra o seu conceito apenas em grafismos e modelos projetados por computador, exibindo as suas potencialidades em vídeos.