Tratamento: estudo testa composto natural encontrado no orégano para combater carrapato do boi

Compartilhe esta notícia:

Propriedades do composto pode eliminar e reduzir as taxas reprodutivas do parasita.

Um trabalho conduzido na Universidade Federal de Lavras (Ufla), no Sul de Minas Gerais, investiga uma alternativa natural e menos agressiva ao meio ambiente no combate ao carrapato do boi. Trata-se de um derivado do óleo essencial extraído de plantas como o orégano.

A veterinária Raquel Romano, pesquisadora responsável pelo projeto, explica que a primeira fase do estudo consiste em realizar testes in-vitro com exemplares do carrapato. Nessa etapa, o objetivo da pesquisa é entender que concentrações do composto são necessárias para combater os parasitas. A substância deve ser capaz de matar somente metade dos carrapatos e não de exterminar completamente a espécie.

Prevista para ser concluída nos próximos meses, a segunda fase de testes, por sua vez, irá analisar a capacidade do composto de reduzir a taxa reprodutiva do carrapato do boi – tipo mais incidente nos bovinos brasileiros. A expectativa, de acordo com a pesquisadora mineira, é de que os resultados finais sejam obtidos no segundo semestre deste ano.

Menos agressivo para o meio ambiente, para o hospedeiro e até para o produtor rural, o composto testado em laboratório pode se mostrar uma alternativa mais viável de combate a uma das pragas mais comuns na bovinocultura brasileira.

“Atualmente, a maior parte dos remédios usados no combate do parasita são químicos e sintéticos. São agrotóxicos que fazem mal ao meio ambiente e que geram danos também à saúde de quem tem contato com o produto. Além disso, resíduos presentes na carne também podem impactar na nossa saúde. O objetivo da pesquisa é viabilizar uma ferramenta mais natural e que, no futuro, não interfira nem na saúde do homem nem na natureza”, justifica Raquel Romano.

Um dos maiores inimigos da pecuária brasileira, o carrapato do boi gera prejuízos financeiros ao país, além de impactar na qualidade do couro que é comercializado e até exportado e de colocar em risco a saúde dos animais.

Compartilhe esta notícia: