Trabalho no combate a violência deve ser incessante, diz Capitão

Compartilhe esta notícia:

O capitão Emerson Vieira Coelho, no comando da 2° Companhia da Polícia Militar de Taquaritinga (SP) desde o dia 16 de janeiro de 2019, conversou pela primeira vez com a imprensa da Cidade na última sexta-feira (18). Na oportunidade, ele destacou pontos importantes do município em relação à segurança pública e demonstrou grandes ideias para renovação e melhoramento dos serviços prestados pela PM na cidade.

Coelho relatou, objetivamente, que Taquaritinga (SP) não é considerada uma cidade violenta, de acordo com os dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública. Mas isso não quer dizer que os índices não devam ser melhorados; o trabalho no combate à violência deve ser incessante e a PM intensifica-o diariamente, buscando sempre coibir ações criminosas e que provoquem a desordem da sociedade.

Em relação a sua conduta de trabalho, o novo comandante afirma que dará continuidade as atividades que trouxeram benefícios para o município; ele enfatiza a gestão do capitão anterior, Ricardo Costacurta Filho, declarando que veio para Taquaritinga (SP) para agregar melhorias aos projetos que já estão sendo executados e buscar novas soluções para os problemas que surgirem, de acordo com a necessidade da sociedade.

Uma das propostas mais chamativas e curiosas que Coelho tem para a cidade é um projeto chamado “GPS Rural” ou “GPS Caipira”, como é conhecido. Trata-se de um mapeamento digital de todas as estradas e propriedades agrícolas da cidade, que serão computadas em um dispositivo para estar à disposição não somente da Polícia Militar, mas de outros serviços públicos, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental. O objetivo da implantação desse projeto é a melhora e agilidade no atendimento das ocorrências aos moradores da zona rural, sempre que algum dos referidos serviços forem solicitados. Além disso, o “GPS Rural” daria maior sensação de segurança para os moradores das áreas afastadas da cidade, pois saberiam que, se caso for necessário, as chances dos prestadores dos serviços falharem ao tentarem localizar a residência solicitante, seriam mínimas. Quanto aos distritos de Jurupema, Vila Negri e Guariroba, o comandante disse que estudará, minunciosamente, todas as queixas relatadas, para que possa estabelecer soluções rapidamente aos munícipes.

O bom relacionamento entre a Polícia Militar de Taquaritinga (SP) e outras entidades já é de conhecimento do capitão Coelho, que se comprometeu a contribuir para que o trabalho em parceria com os órgãos públicos se consolide ainda mais. A luta contra o tráfico de drogas, um dos principais delitos registrados no município, deverá ser acentuada pelos agentes, em buscade combater tal prática e enfraquecer as facções criminosas atuantes na cidade.

Outro assunto questionado a autoridade foi à possível mudança do atendimento local das ligações emergenciais, feitas pelo telefone 190, para a cidade de Ribeirão Preto (SP), onde está situado o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM). Segundo o capitão, ainda não há data para que essa transição ocorra, pois para que isso ocorra, o referido centro deverá estar instalado em seu novo prédio, que receberá um investimento de mais de R$ 23 milhões, atendendo cerca de 93 municípios em toda a nossa região.

Quanto aos projetos sociais que a 2° Companhia da Polícia Militar realiza em todas as cidades que a base assiste, como a campanha do lacre de alumínio, a “vizinhança solidária” e o Programa Educacional de Resistências Às Drogas e a Violência (Proerd), Coelho afirmou que dará continuidade a todos eles, pois reconhece a importância que cada um tem na comunidade, afirmando que cada um possui um ‘valor imensurável’.

Os trabalhos do novo comandante já visam as operações que serão executadas na festa mais popular do país e um dos grandes atrativos de Taquaritinga (SP): o carnaval. Serão dias em que um alto número de visitantes de todo o Estado vem para o município para curtirem a festiva e aproveitarem o feriado. O evento já está recebendo uma atenção especial por parte de Coelho.

Capitão Coelho já trabalhou em cidades paulistas como Araraquara, Jundiaí, Itapecerica da Serra e Ibitinga, permanecendo por três anos no comando da 5° Companhia da Polícia Militar do último município citado. Em Taquaritinga (SP), exerceu suas atividades como tenente nos anos de 2006 a 2008, ao lado do coronel Adalberto.

Compartilhe esta notícia: