Missa celebra 60 anos da Legião de Maria em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Está marcada para o esta sexta-feira, 25 de janeiro, às 19h30, na Igreja Matriz de São Sebastião, a celebração de missa em ação de graças.

A missa em ação de graças é celebrada pelos 60 anos da Legião de Maria em Taquaritinga.

O tema do evento é “Onde está Maria você encontra Jesus”. Toda a comunidade católica está convidada para a celebração religiosa.

Disse São João Paulo II sobre a Legião de Maria:

“A vossa Legião faz parte dos movimentos que se sentem pessoalmente comprometidos a propagar ou fazer nascer a fé, mediante a expansão e o renascimento da devoção à Maria. Deste modo, será sempre capaz de fazer quanto puder para que, pelo amor à Mãe, seja mais conhecido e amado o Filho – caminho, verdade e vida de cada pessoa.”

A Legião de Maria nasceu na cidade de Dublin, na Irlanda, em setembro de 1921, pela devoção à Nossa Senhora de seu fundador Frank Duff. Nos primeiros anos, tinha o nome de Associação de Nossa Senhora da Misericórdia, e, mais tarde, Legião de Maria.

Um Conselho Central, chamado Concilium Legionis, foi formado em 1924, mas, somente em 1927, foi formado o primeiro Praesidium. Expandindo para a Escócia, a Legião chegou a Londres e, logo à Índia, Austrália, Estados Unidos, África, até que, em 1953, o Venerável Servo de Deus, Afonso Lambe, é enviado à América do Sul, como missionário, expandindo a Legião de Maria para os países sul americanos, inclusive o Brasil.

Em 1954, é fundada a Legião de Maria em São Paulo e, em 1959, são formados dois Praesidia em Taquaritinga, com as denominações de: Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.  Estes grupos, dos primeiros legionários de nossa cidade, contaram com a participação de José Felippe Netto, hoje, assessor diocesano para a Legião de Maria, nosso querido padre Zezo.

Fortemente radicada na espiritualidade mariana e na entrega ao Espírito Santo, com gratidão a Deus, em 27 de março de 2014, o secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, na Cidade do Vaticano, Dom Josef Clemens, entregou o decreto no qual a Legião de Maria é reconhecida como “Associação Internacional de Fiéis”, e, por meio do qual, são aprovados os estatutos desta realidade eclesial.

A Legião de Maria é um movimento formado por grupos de pessoas (Praesidium), devotas de Nossa Senhora, que trabalham nas diversas pastorais com uma espiritualidade própria, e que se reúnem semanalmente para rezar e programar as atividades para a semana. As atividades características da Legião de Maria, são as visitas: aos doentes, aos idosos, a hospitais, às famílias etc, auxiliando as comunidades e as Paróquias em suas urgências e necessidades.

Estes grupos estão ligados por um Conselho maior chamado Cúria, geralmente em nível Diocesano, que orienta estes grupos. As Cúrias, por sua vez, estão ligadas ao Comitium, e, este, em nível estadual, ao Senatus. Os Senatus se reúnem em uma Régia, e esta, ao Conselho Superior Concilium Legionis, na Irlanda, onde a Legião de Maria nasceu.

Atualmente, a Legião existe em cerca de 163 países, contando com mais de três milhões de membros, entre ativos e auxiliares, e continua se expandindo, com a graça de Deus .

Com a Virgem Santíssima, os legionários aprendem a plenitude de “Estar sempre de serviço”, na ocupação diária, no acolhimento generoso, e sempre alerta ao cumprimento e entrega amorosa à sua tarefa apostólica.

Os objetivos da Legião de Maria são a glória de Deus e a santificação dos homens, por meio da união da oração com o trabalho em favor do próximo, pois a oração provoca uma ação.

Maria, nossa Mãe, é modelo de fé, alegria, desprendimento e generosidade. Ela nos prepara e nos ensina a estar com o coração disponível a Deus e aos irmãos, valorizando a vida, nos tornando pacientes, amáveis, sensíveis e misericordiosos para com nós mesmos e para com o próximo.

A Legião de Maria é um convite de Nossa Senhora aos seus filhos:

“Meu filho, minha filha, fazei tudo o que Ele vos disser !”

E como Isabel queremos dizer:

“Que grande honra que a Mãe do meu Senhor venha nos visitar. Seja bem vinda, Senhora cheia de graça, Mãe de Misericórdia e Rainha da Paz, trazei para nós, o fruto bendito do Vosso Ventre, Jesus !”

Salve Maria !Legião de Maria – Taquaritinga / SP

Compartilhe esta notícia: