Aprendizado: Brasileira cria aplicativo para alfabetização de crianças autistas

Compartilhe esta notícia:

De forma lúdica, o app vai promovendo o desenvolvimento da linguagem.

Familiares e educadores podem contar com um ajudante na estimulação da linguagem e alfabetização das crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA): o aplicativo Brainy Mouse (Rato Inteligente ou Rato Atrevido).

O app, fruto de quatro anos de pesquisas, está disponível nas versões português e inglês, pode ser usado em celulares e tablets, disponível para Android (Google Play) e iOS (Apple Store), e é no formato de jogo. Assim, de forma lúdica, ajuda as crianças no processo de aprendizagem.

Uma das principais questões trabalhadas no game, de forma inconsciente, é a atitude de pedir ajuda ao próximo, e assim estimular essa ação no dia a dia. Para o desenvolvimento da criança, o aplicativo utiliza vários recursos visuais.

Como recursos, o app adota a leitura da esquerda para direita, formação de palavras usando sílabas, interação com cores, sons e outros “dispositivos cognitivos”. De forma interativa, a criança pode customizar seu ratinho, além de ser desafiada a conseguir “cheesecoin”, uma espécie de moeda virtual.

A ideia surgiu em 2013, quando a pesquisadora Ana Sarrizo pensava apenas em contribuir com os portadores de TEA de Belo Horizonte, sua cidade natal. No entanto, os resultados foram tão positivos que um professor de Ana a aconselhou inscrever no prêmio Santander.

O resultado foi um sucesso: a ideia foi vencedora, dentre 17 mil outras propostas voltadas para a educação. Com a premiação de R$ 100 mil e uma bolsa no curso de empreendedorismo da Babson College, a autora do projeto decidiu criar a Brainy Mouse Foudation, nos Estados Unidos, ficando mais próxima das mais importantes pesquisas sobre autismo.

O objetivo da Fundação é ajudar instituições do mundo inteiro, familiares e educadores, que já trabalham com crianças e adultos com TEA, produzindo games e ferramentas que vão auxiliá-los no seu progresso dia a dia.

Compartilhe esta notícia: