Recomeço: Como aceitar a demissão e retornar ao mercado de trabalho

Compartilhe esta notícia:

Esperando ou não, ser demitido é sempre uma situação desconfortável. Independentemente dos motivos que influenciaram a decisão do gestor, assimilar a notícia gera um desgaste emocional.

De acordo com os especialistas, encarar a realidade de frente e com a mente aberta é a melhor maneira de assumir um novo caminho com responsabilidade e serenidade. A dica é dar o máximo de si para que o desligamento não impacte no futuro profissional e não desmotive o que ainda está por vir.

Fazer uma auto-análise e pontuar os erros cometidos, mesmo que não haja motivos de uma maneira explícita, e transformá-los em autoconhecimento é um dos caminhos para evoluir.

Foto: Jefferson Botega

Confira as dicas para conseguir uma recolocação:

  1. Reative sua rede de contatos

Este é, sem dúvidas, o primeiro passo para voltar ao mercado de trabalho. Afinal, pessoas que conhecem você de alguma forma, seja pessoal ou profissional, são as que podem indicar seu nome com mais propriedade. Aquelas que já trabalharam com você saberão falar sobre suas competências e também do quanto é possível contar com você em momentos de desafio.

  1. Prepare seu “material de venda”

Claro que não adianta ser muito bem recomendado e não estar preparado para aproveitar a oportunidade no momento em que ela surgir. Seu currículo precisa estar bem elaborado, com boa apresentação, destacando os principais resultados da sua carreira e tudo o que você vivenciou até ali.

  1. Invista nas mídias sociais

Também não basta preparar o currículo e deixar guardado no computador à espera de um milagre. É preciso compartilhar e manter as informações atualizadas nas mídias sociais profissionais. Sem contar que estar ativo é também uma forma eficiente de ativar seus contatos profissionais.

Recomeçar não é fácil, tampouco impossível. É preciso determinação e paciência. Nestes momentos, é hora de parar, respirar, pensar e focar. Cadastrar-se em empresas de RH, estar atento às vagas de classificados e reciclar o conhecimento através de novos cursos é uma maneira de retornar ao mercado.

Compartilhe esta notícia: