Facilidade: Motorista pode baixar a CNH Digital sem ir ao Detran

Compartilhe esta notícia:

Procedimento tornou-se mais rápido e prático. CNH Digital pode ser acessada mesmo quando o celular estiver sem internet.

Desde esta quinta-feira (20), o método para retirada do documento digital pode ser feito totalmente por meio de um aplicativo para tablet ou celular, dispensando também um certificado digital e a burocracia de comparecer a um posto do Detran.

Nem todos os motoristas tinham disponibilidade para ir a um posto de atendimento do Detran. Agora esta realidade mudou, tornando o processo mais rápido e de fácil acesso.

Vale lembrar que a necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital.

Para realizar o cadastramento da CNH Digital é necessário ter a última versão do documento, introduzida em 2017, que conta com o QR Code. Caso a CNH não tenha o código, será necessário realizar o procedimento para tirar uma nova.

Se a CNH de papel contiver o QR Code, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito para Android ou para iOS. Será necessário fazer um cadastro e a validação do e-mail, feito por meio de um link que é enviado na hora do registro. Em seguida, basta escanear o código com a lente do celular (se o usuário optar por fazer a validação pelo smartphone ou tablet).

A partir de então, serão necessários mais dois passos. Primeiro, o usuário precisará apresentar um movimento físico simples captado pela câmera do smartphone, para garantir que a pessoa é quem diz ser e não se trata de foto. Depois disso será preciso informar o número de celular, e a CNH estará disponível no app.

O usuário também será orientado a criar uma senha de quatro dígitos que precisará ser utilizada toda vez que for necessário apresentar o documento digital, por questões de segurança.

Compartilhe esta notícia: