Sustentabilidade: Ilhabela proíbe utilização de canudos plásticos

Compartilhe esta notícia:

Canudos de plástico em bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares passam a ser proibidos; Ilha é a primeira do Litoral Norte a tomar esta iniciativa.

Aprovado por unanimidade na Câmara de Ilhabela, o projeto de lei 57/2018, de autoria do vereador Luiz Paladino de Araújo (PSB), a referida cidade proíbe a utilização dos canudos de plásticos, exceto os biodegradáveis, nos estabelecimentos comerciais.

Estima-se que cerca de 10 milhões de toneladas de materiais plásticos cheguem aos oceanos anualmente e, entre esse montante, mais de 100 mil toneladas sejam de canudos plásticos descartáveis.

Além de promover a sustentabilidade econômica e ambiental, a ação poderá, inclusive,  colaborar na geração de renda e emprego, uma vez que nas comunidades de Búzios e Vitória, está sendo desenvolvido um projeto sobre utilização do bambu como canudos, que poderão substituir os de plástico, proibidos na ilha.

O vereador ressalta ainda que o plástico é considerado o principal depredador dos oceanos, causando enorme dano ao meio ambiente. Os canudos, presentes em abundância nas praias, também são fontes de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico e que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

Compartilhe esta notícia: