Bento Costa Lima Leite será o novo ministro de Minas e Energia

Compartilhe esta notícia:

Almirante de esquadra atuou como observador de forças de paz da ONU em Saraievo e comandou submarinos da Marinha.

Nesta sexta-feira (30), o presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou pelo Twitter que o almirante de esquadra Bento Costa Lima será o novo ministro de Minas e Energia.

“Bom dia! Comunico a indicação do Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, para o cargo de Ministro de Minas e Energia”, publicou.

Sobre o novo ministro – Bento Costa Lima nasceu no Rio de Janeiro e entrou para a Marinha na década de 70. Atualmente é diretor geral de desenvolvimento nuclear e tecnológico da Marinha e faz parte do conselho de administração da Nuclebrás, autarquia responsável por desenvolver o programa nuclear brasileiro.

O novo ministro também já atuou como chefe de gabinete do Estado-Maior da Armada; chefe de gabinete do comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra, além de secretário de ciência, tecnologia e inovação da Marinha.

Entre outros cargos que ocupou estão observador das forças de paz da ONU em Saraievo; assessor parlamentar do ministro da Marinha no Congresso e comandante dos submarinos Tamoio e Toneleiro.

O almirante tem pós-graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília e MBA em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Compartilhe esta notícia: