Depressão deve ser prevenida desde a infância

Compartilhe esta notícia:

Índice da doença nos pequenos já está em torno de 1%.

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão já desponta como a terceira maior doença entre adolescentes e é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 25 anos no mundo.

Considerada como “mal do século”, especialistas na área ressaltam a importância de prevenir o desenvolvimento desse transtorno mental desde cedo. É preciso dotar as crianças de habilidades sócio-emocionais para que sejam capazes de lidar melhor com emoções e situações de estresse que possam desencadear a doença no futuro.

Sendo assim, é primordial que desde pequenas saibam entender sentimentos como tristeza, raiva, medo, frustração, ansiedade, dentre outras emoções, com o objetivo de que possam processá-las e enfrentá-las quando necessário.

Estudos comprovam que a maioria dos casos de depressão e de outros transtornos mentais começa na puberdade, provavelmente por influência dos hormônios sexuais. Nesta fase da vida, o número de casos de depressão aumenta significativamente, especialmente entre meninas. A diferença de casos da doença entre os sexos se mantém ao longo da vida.

Contudo, a atenção também deve estar voltada às crianças, que já apresentam pré-disposição para desenvolver a doença. A prevalência de depressão neste público está em torno de 1%, o que deve colocar os responsáveis em alerta.

Neste sentido, a união dos pais, da escola e de um acompanhamento profissional é fundamental para evitar que a doença avance.

Compartilhe esta notícia: