Prevenção: Campanha contra Tuberculose começa dia 5 de novembro

Compartilhe esta notícia:

Pacientes que apresentarem tosse há, no mínimo, três semanas devem procurar as UBS mais próximas; haverá orientação sobre o tipo de exame a ser realizado para detecção da Tuberculose.

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizará no período de 5 a 19 de novembro a 2ª Fase da Campanha Estadual de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios de Tuberculose.

A campanha tem como objetivo implementar a descoberta de casos de tuberculose, bem como sensibilizar a população para o problema desta doença.

Todo indivíduo que apresentar tosse por mais de três semanas, deve procurar uma Unidade de Saúde de Taquaritinga para que o caso seja investigado. Será realizado um exame simples, chamado Baciloscopia (coleta de escarro), através do qual o agente causador dessa doença infecto-contagiosa possa ser identificado.

A doença, que atinge principalmente os pulmões, existe desde a antigüidade, tendo sido identificada até em múmias do antigo Egito. Somente em 1882, o médico alemão Robert Koch conseguiu descobrir o tipo de micróbio que a causa. O agente responsável pela tuberculose é uma bactéria em forma de pequenos bastões. Seu nome científico é Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecido como Bacilo de Koch (B.K.), em homenagem ao seu descobridor. Na maioria dos casos, as lesões da TB se localizam nos pulmões, mas a doença também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou outros locais do organismo.

Como se pega a doença?

Ao tossir, falar ou espirrar, o doente espalha no ar pequenas gotas com o micróbio da TB. Assim dá-se o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas saudáveis pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão. A transmissão é unicamente pelo ar.

Tuberculose tem tratamento e cura! Para prevenir a doença é muito importante identificar rapidamente os pacientes e tratá-los logo, a fim de reduzir a chance de contaminação do ar e evitar a transmissão do bacilo para outras pessoas.

Compartilhe esta notícia: