Cigarras fazem a melodia nos finais de tarde do Município

Com a chegada da Primavera, o canto dos insetos fica ainda mais alto e pode ser ouvido em todos os cantos da cidade.

Nos últimos dias, os moradores de Taquaritinga têm se deparado com uma melodia diferente em todas as partes da cidade, principalmente em regiões mais arborizadas, como as praças públicas. O canto, que começa a ser emitido normalmente aos finais de tarde, pertence às cigarras, que intensificam o som com a chegada da primavera.

No Brasil, na época da primavera, as cigarras ficam em intensa agitação, e os machos que possuem aparelho estridulatório em seu abdome emitem sons para atrair as fêmeas. Cada espécie de cigarra tem um canto diferente, sendo que as maiores fazem mais barulho, principalmente nos dias mais quentes.

Portanto, andar por aí nestas tardes floridas, em muitas das nossas ruas e praças, é sinônimo de estar disposto (ou nem tanto) a ouvir a sinfonia estridente de centenas de cigarras, além de correr o risco de ser atingido pela urina delas. Mas todo esse cenário será provisório: no período de acasalamento das cigarras, quanto mais agudo e marcante for o canto do macho, mais chances ele tem de impressionar alguma fêmea e atraí-las. Porém, o tempo para esse processo é curto; ele se iniciou no mês de outubro e deve se estender somente até o inicio do mês de novembro.