Surto : Campanha de Vacinação será encerrada nesta sexta (28)

Compartilhe esta notícia:

Ministério da Saúde espera atingir a meta.

A campanha de vacinação voltada para o público infantil começou, a princípio, no início do mês de agosto. Ao longo de toda a programação foram realizados alguns dias “D”, com o propósito de intensificar a quantidade de crianças imunizadas.

A meta do Ministério da Saúde é atingir 95% do público-alvo, porém, devido aos baixos registros durante o período inicial da campanha, houve a prorrogação da mesma, cuja data final será a próxima sexta-feira, 28 de setembro.
A ocorrência de centenas de casos confirmados de sarampo no Brasil reativou o alerta em torno da doença que, desde 2014, não era registrada no País. Diante deste cenário, foi preciso retomar a campanha específica de vacinação contra o sarampo e a poliomielite.
O Ministério da Saúde esclarece que quem já foi vacinado não precisa se preocupar, pois a imunização não possui prazo de validade. Quem não sabe se tomou a vacina deve aplicá-la, visto que não há prejuízo para a saúde do indivíduo caso ele receba uma nova dose.
É importante frisar que a vacina contra o sarampo está disponível na rede pública em qualquer época do ano. A mais comum é a Tríplice Viral, que protege também contra rubéola e caxumba. A Tetra Viral fornece proteção adicional contra a varicela. São indicadas duas doses em um intervalo de um a dois meses. Em crianças, o intervalo deve ser um pouco maior, sendo a primeira dose entre os primeiros 12 e 15 meses de vida.
A campanha é voltada para crianças dentro da faixa etária estabelecida (de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias), independentemente de já terem sido ou não vacinadas contra essas doenças.
Vale lembrar que não há uma campanha de vacinação específica para os adultos, porém, também devem ser vacinados conforme a rotina do calendário nacional de vacinação, mantendo atualizada a caderneta vacinal.

Compartilhe esta notícia: