STF mantém cancelamento de títulos sem biometria

Compartilhe esta notícia:

Quase 3,4 milhões de eleitores ficarão sem ir às urnas nesta eleição.

Realizado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o julgamento da última quarta-feira (26), terminou com 7 votos a 2 e decidiu manter o cancelamento do título eleitoral de quase 3 milhões e 400 mil brasileiros que não realizaram o cadastramento biométrico dentro do prazo estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Sete, dos nove ministros que participam do julgamento, votaram de forma contrária ao pedido do PSB (Partido Socialista Brasileiro), que solicitou para que os cancelamentos fossem anulados e os eleitores autorizados a votar. Outros dois ministros foram favoráveis.

Segundo o TSE, o cancelamento de título eleitoral afetou 3.368.447 brasileiros entre 2016 e 2018, em 1.248 municípios de 22 Estados. Deste montante, 54% dos cancelamentos foram em estados das regiões Norte e Nordeste do País.

Vale lembrar que a quantidade de votos cancelados é praticamente a diferença que existiu entre a ex-presidente Dilma e o candidato Aécio Neves na última eleição.

Para este ano, o Brasil tem 147,3 milhões de eleitores aptos a votar. Em 2014 eram 142,8 milhões. Do total, 73,6 milhões de eleitores serão identificados por biometria (50,3%), o que representa praticamente a metade do eleitorado.

Taquaritinga – Para os votantes pertencentes à Comarca do Município, que abrange Santa Ernestina, Cândido Rodrigues, Fernando Prestes e Taquaritinga, a biometria não é exigida para a eleição deste ano.

O chefe do Cartório Eleitoral da Cidade, Mario Massaro Yamada Junior, explica que para as eleições deste ano a votação será realizada como na última eleição, apresentando documento com foto. Somente para a próxima eleição (2020) será necessário estar com a identificação digital (biometria) cadastrada.

Os taquaritinguenses poderão agendar o cadastro biométrico a partir do dia 5 de novembro, através do site do TRE (www.tre-sp.jus.br) ou pessoalmente no cartório eleitoral, das 12h às 18h, munidos de documento com foto.

Compartilhe esta notícia: